Dicas para evitar alergias na pele durante o Carnaval
Já separou a sua fantasia para os bloquinhos de rua? Realmente, nesta época do ano, a maioria das pessoas gosta de caprichar na maquiagem e nos adereços. Contudo, vale ficar atento ao uso de alguns produtos, que podem irritar e até causar alergias na pele durante o Carnaval.
Alergias na pele durante o Carnaval
De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), brilhos, maquiagens, pinturas, espumas, sprays de pintar cabelo e fantasias podem ter substâncias que causam alergias, dermatite de contato, ardência ou coceira.
Portanto, a dica do órgão é maneirar nas espumas, nas pinturas e nos sprays de cabelo. “Em relação às maquiagens e aos brilhos, prefira produtos de marcas confiáveis. Já sobre as fantasias, opte por materiais leves e evite tecidos sintéticos”, complementa a página.
Para a médica Dra Fernanda Nichelle, que atua exclusivamente na área estética, outra dica essencial é fazer um teste com os itens que você quer usar nos dias de festa.
“Sempre oriento os pacientes a aplicarem uma pequena quantidade na pele (pode ser no antebraço ou atrás da orelha) e observarem a região por algumas horas. Caso ela apresente alguma reação, o ideal é não usar o produto novamente.”
Além disso, lembre-se de passar o filtro solar antes da maquiagem, beber muita água antes, durante e depois do bloquinho e não compartilhar objetos como batons, máscaras de cílios ou hidratantes labiais.
Leia também: Sol no carnaval: veja como evitar queimaduras
Mas o que fazer em caso de irritação?
Tanto a SBD quanto a médica recomendam retirar o produto rapidamente, lavando o local com água morna e sabão neutro.
Depois, o correto é procurar um especialista para que ele diagnostique corretamente a condição e indique produtos ou remédios para tratar a questão.
Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica, atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle, em Porto Alegre.