Sol no carnaval: veja como evitar queimaduras durante as festas

Beleza Bem-estar
10 de Fevereiro, 2023
Sol no carnaval: veja como evitar queimaduras durante as festas

Os bloquinhos na rua, os desfiles, glitter, maquiagem, fantasias, praia e muito sol são itens que o brasileiro não esquece quando chega a época mais animada do ano: o carnaval.

Contudo, é importante lembrar que é preciso ter atenção cuidados com a pele para evitar as queimaduras solares — tanto para os foliões mais festeiros como para quem quer descansar curtindo uma piscina ou o mar.

Veja também: Afinal, qual a importância do resguardo após o parto?

Sol durante o carnaval pode ser mais intenso

“A data é marcada pelo alto verão no Brasil, quando as temperaturas estão mais altas. Sendo assim, as pessoas ficam com a pele mais exposta e muitas esquecem do protetor solar, que além de proteger a pele e mantê-la mais jovem, previne o câncer de pele”, explica Michele Brajão, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora da clínica ConvaCare.

Segundo estudo da Unicamp sobre a utilização de fotoproteção no Brasil, 71% da população brasileira não usa protetor solar diariamente. Além disso, 55% não sabe a quantidade ideal de produto sobre a pele contra os nocivos raios UVA e UVB.

Michele explica que a falta de protetor solar na exposição ao sol pode causar queimaduras solares graves. Sobretudo a insolação, provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso e que pode ser fatal.

“Quando ficamos com a pele vermelha após se expor ao sol, já sofremos uma agressão além da conta. A insolação, em casos mais graves, pode provocar diversas complicações em órgãos vitais, como o cérebro. Uma das principais características é a desidratação, que precisa de tratamento imediato para não piorar o estado de saúde do paciente”, comenta a enfermeira.

Tipos de queimadura solares

Os sintomas das queimaduras solares podem começar logo após a primeira hora de exposição e, normalmente, atingem seu pico no período de três dias. As queimaduras de sol são classificadas em três graus:

  • Primeiro grau: afetam a camada mais externa da pele: a epiderme, que pode deixá-la vermelha.
  • Segundo grau: lesionam a epiderme e parte da derme mais profunda. É comum sentir inchaço e apresentar bolhas superficiais na pele.
  • Terceiro grau: atingem a camada mais profunda da pele. Esse caso é o mais severo, com formação de bolhas. Os sintomas costumam ser febre, calafrios e fraqueza.

Como proteger a pele do sol durante o carnaval

  • Protetor solar com FPS 30 ou maior: passe na pele 30 minutos antes da festa e repita a aplicação durante o dia. Uma dica: o pico do sol é entre 10h e 16h. Então, nesse intervalo, tente se preservar da exposição ao sol.
  • Maquiagem e brilho: confira a validade das maquiagens e do glitter e escolha produtos dermatológicos próprios para a pele.
  • Protetor labial: o produto evita o ressecamento e queimaduras na boca, que é mais sensível.
  • Repelente: verão é época de mosquitos. Por isso, se estiver em um local com concentração de insetos, não deixe de aplicar o repelente.
  • Pele limpa e hidratada: recomenda-se o uso de lenço umedecido, água micelar e um hidratante de acordo com o tipo de pele.
  • Alimentação e hidratação: evite alimentos gordurosos e beba pelo menos 2 litros de água ou mais.
  • Vestuário: por fim, use óculos escuros, chapéu e roupas que protegem a pele do sol do carnaval.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela