Álcool no carnaval: qual o limite saudável para beber na folia?

Saúde
09 de Fevereiro, 2023
Álcool no carnaval: qual o limite saudável para beber na folia?

Talvez o carnaval deste ano seja o mais esperado por muitos brasileiros. Na ocasião, o álcool se torna um companheiro das aventuras pelos blocos, desfiles e festas. Mas, será que existe uma quantidade adequada para o consumo de álcool no carnaval e nas demais ocasiões?

Veja também: Como prevenir e tratar as dores de estômago

Álcool no carnaval: conheça os limites para preservar a saúde

Embora seja uma substância recreativa e legalizada, é importante lembrar que o álcool é uma droga. Portanto, por mais que faça parte do convívio social, o consumo excessivo traz diversos prejuízos à saúde.

Afinal, o hábito é um fator de risco para diversas enfermidades, inclusive para alguns tipos de câncer. Mas, no calor da festa, é difícil pensar nas consequências.

Assim, a melhor maneira de curtir o momento sem abrir mão de sua saúde e evitar a temida ressaca, é saber o quanto podemos beber de álcool não somente no carnaval, mas no dia a dia.

Recomendação da OMS

Homens e mulheres possuem indicações diferentes para a ingestão de bebidas alcoólicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui alguns critérios que ajudam a determinar cada faixa. Por exemplo, o nível de teor alcoólico de cada bebida. No caso da cerveja, que é a bebida mais consumida pelo público no carnaval, o limite para homens seria de dez latinhas; já para as mulheres, metade disso. Ou seja, cinco unidades por dia.

Por ser uma ocasião em que se extrapola mais, há uma tolerância maior para o consumo. Mas se a bebida alcoólica é algo frequente na vida do indivíduo, há uma “diluição”. Se a conta for semanal, homens poderiam beber 12 latinhas de cerveja, enquanto as mulheres, oito.

Dicas para curtir o carnaval sem abusar do álcool

Óbvio que as recomendações de saúde são apenas sugestões para evitar dependência e outras consequências de longo prazo. Dessa forma, o bom senso precisa prevalecer nos dias de festa. Se você quer curtir todos os bloquinhos, deverá moderar o consumo de bebida alcoólica para não ser mais uma vítima dos efeitos da ressaca. A seguir, veja algumas dicas que podem lhe ajudar a aproveitar sem passar do ponto.

Não misture diferentes tipos de bebidas alcoólicas

Beber cerveja e depois algo destilado vai deixar você alcoolizado mais rapidamente. Afinal, o corpo recebe uma carga de teor alcoólico de duas fontes diferentes — e precisa metabolizá-la. Opte por um único tipo de bebida naquele dia e não beba tudo de uma vez: dê um tempo para pegar outra latinha de cerveja ou drinque.

Água, muita água

Não só por causa do calor, mas porque a ingestão de álcool provoca desidratação, quadro que agrava os sintomas da ressaca. Para cada latinha ou drinque, beba 300 mL de água, no mínimo. Isso evita o mal-estar, embora aumente as idas ao banheiro!

Alimente-se

Talvez o maior erro dos carnavalescos seja esse: beber mais do que comer. Todavia, essa prática só irá piorar a ressaca, além da possibilidade de mal-estar e fraqueza durante a festa. Priorize uma alimentação leve para sustentar o organismo e não pesar o estômago.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar