Água do mar: por que o cabelo fica ressecado?
Para muitos o verão é a melhor estação do ano. Isso porque é uma época de calor, férias, e viagens à praia. No entanto, principalmente para as mulheres, a água do mar costuma ressecar os cabelos.
De fato, é importante cuidar dos fios o ano todo. Mas no verão os cuidados devem ser redobrados, especialmente os cabelos quimicamente tratados. Isso vale tanto para pessoas com cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos.
De acordo com Janny Mota, cabeleireira, a água do mar resseca o cabelo pois o sal abre a cutícula do cabelo, deixando os fios expostos. “Além disso, o sol e o sal podem agredir a capa protetora dos fios, fazendo com que a gordura natural se perca.”
Já a tricologista Viviane Coutinho explica que os cabelos sofrem variações de acordo com as estações e defende os cuidados específicos após as agressões sofridas durante a estação mais quente do ano.
Como evitar que a água do mar resseque o cabelo
Viviane ressalta que para evitar o ressecamento e outros danos aos fios o ideal é investir em hidratações a cada 20 ou 30 dias, em casa ou no salão. Você também pode optar por um shampoo mais adstringente a cada 15 dias, que irá proporcionar uma maior limpeza.
Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos
Segundo Janny Mota, para repor a gordura natural do cabelo, além das hidratações é importante aplicar um protetor térmico com os cabelos úmidos, protegendo-os dos danos causados pelo sol e pelo calor.
Não esqueça de lavar os cabelos com água morna a fria, para manter o brilho e maciez e evitar outros danos.
“Vale frisar que cada tipo de cabelo deve ser tratado de um modo. Os cabelos com química, já fragilizados ficam quebradiços e ressecados e precisam de produtos específicos. O ideal é unificar tratamentos de salão de beleza com shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados. Já os cabelos loiros, além de danificados, podem ficar esverdeados pela ação do cloro. Para evitar o processo, lave com água doce, após o banho no mar ou piscina”, lembra a tricologista.
Fontes: Janny Mota, cabeleireira e Viviane Coutinho, tricologista.