Agachamento no smith ou livre: qual é melhor?

Bem-estar Movimento
20 de Outubro, 2022
Agachamento no smith ou livre: qual é melhor?

Se o seu objetivo é deixar o bumbum durinho, as coxas definidas e a barriga sarada, o agachamento deve ocupar o topo da sua lista de exercícios físicos. Isso porque além de exercitar o bumbum, o movimento também trabalha a barriga, as coxas e as costas, ajudando a emagrecer, perder gordura e celulite e a endurecer os músculos. Mas com tantas variações disponíveis pode surgir a dúvida sobre qual é melhor, agachamento no smith ou livre?

De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, todo agachamento é benéfico. Não existe um “melhor” que o outro. “O melhor sempre será o que você faz com uma qualidade de movimento, ou seja, com melhor amplitude. Em termos de recrutamento muscular, eles não apresentam diferença significativa.”

No geral, a educadora física explica que o agachamento, trabalha principalmente os quadríceps femorais, os glúteos (máximo, médio e mínimo), adutores, os músculos eretores da espinha, os abdominais e os posteriores da coxa. Mas não tem jeito, o grupo mais recrutado é o quadríceps. 

Inclusive, um estudo publicado no Journal of Sports Science & Medicine mostrou que o agachamento é considerado um dos exercícios mais eficazes.

Leia também: Agachamento: Benefícios e como fazer corretamente

Diferenças entre cada agachamento no smith e livre

O agachamento no smith é uma ótima opção para iniciantes, pois a máquina propõe mais segurança se você chegar a fadiga. 

Outra diferença é a posição dos pés, na máquina Smith não tem necessidade de equilibrar a barra e é possível deixá-los mais para frente. Enquanto no agachamento livre, os pés ficam posicionados apenas sob a barra.

Mas Bianca lembra sobre os cuidados: “todos que irão realizar o agachamento, devem se atentar à posição dos pés, mantendo-os alinhados com os ombros. E simular como se você estivesse se sentando em um banco, outro cuidado importante é fazer contraindo o abdômen, para estabilizar a lombar.”

“Além disso, pessoas com hérnias de disco devem ter mais cuidado com a estabilização da coluna. Bem como gestantes, após ter liberação médica para treinar, aconselho realizar sempre com o apoio de um profissional”, finaliza Bianca.

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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