Agachamento com salto: Como fazer e erros comuns
O agachamento é um dos exercícios mais realizados por quem busca fortalecer as pernas e os glúteos. Além disso, ele possui diversas variações, uma delas é o agachamento com salto.
Os principais músculos trabalhados no agachamento com salto são extensores de joelho, extensores de quadril e flexores plantar. Assim, esse exercício melhora a mobilidade funcional e o desempenho em caminhadas e corridas.
Leia também: Agachamento: Os erros comuns durante o exercício
Como fazer o agachamento com salto
- Fique em pé, com os pés paralelos e afastados na largura dos ombros. Deixe os joelhos flexionados e as mãos atrás da cabeça ou à frente do corpo;
- Em seguida, realize o movimento de agachamento, mantendo as costas retas e movendo os quadris para trás até que as coxas fiquem paralelas ao chão;
- Assim, pule para o alto, estendendo totalmente as pernas, e volte para o chão, controlando o movimento na hora de agachar novamente;
- Volte à posição inicial e repita essa sequência de agachamentos com saltos até 10 vezes em 2 séries.
Erros comuns durante o agachamento com salto
No entanto, quando o agachamento com salto não é feito da maneira correta, o risco de lesões aumenta e você não obterá os resultados desejados. Portanto, confira esses erros comuns durante o exercício para corrigi-los:
Aproximar demais os joelhos
Para realizar qualquer tipo de agachamento, é importante afastar os joelhos na largura dos ombros para não sobrecarregar as articulações.
Curvar as costas
Um dos erros mais comuns no agachamento é manter a postura incorreta, curvando a coluna. O ideal é abrir o peitoral, posicionar os ombros para trás e olhar para a frente. Não esqueça de contrair o abdômen para estabilizar a coluna
Levar o quadril para a frente
Durante o movimento, o quadril pode ir para a frente sem a pessoa perceber. Mas é importante mantê-lo para trás, a fim de proteger a lombar.
Não aquecer antes do agachamento com salto
O agachamento com salto é um exercício intenso e trabalha várias partes do corpo. Por isso, você deve fazer um aquecimento antes, como uma corrida, por exemplo.
Esquecer de respirar
Com o foco total no agachamento, muitos acabam esquecendo da respiração. Durante um agachamento, não se deve respirar pelo peito, mas sim, pela barriga, para ajudar a estabilizar o tronco. Inspire gradualmente, com controle, enquanto se agacha. Depois, expire lentamente enquanto pressiona os calcanhares no chão e se levanta.