Acupuntura ajuda a emagrecer? Saiba se realmente é verdade

Bem-estar Equilíbrio Movimento
08 de Março, 2021
Acupuntura ajuda a emagrecer? Saiba se realmente é verdade

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas espalhadas em uma região do corpo. Sendo assim, essa terapia serve para tratar doenças físicas ou emocionais. Como por exemplo, a enxaqueca, a sinusite, a asma, a artrite, e também melhora o sistema imunológico. Mas, você sabia que também é possível emagrecer com a técnica?

Ainda não há comprovação científica de que a acupuntura realmente emagrece ou interfere na queima de gordura. Não existe milagre quando o assunto é perder peso. É preciso combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos. Entretanto, diversos especialistas apoiam a ideia de que a técnica pode ser uma alternativa complementar no tratamento de para tem obesidade.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública. Pois, a doença está associada a doenças como diabetes, colesterol, pressão alta e até câncer. 

Dessa maneira, segundo os defensores da acupuntura em relação a perda de peso, a técnica pode estimular o fluxo de energia do corpo. Isso impacta fatores que revertem a obesidade, como por exemplo:

  • Aumentar o metabolismo
  • Reduzir o apetite
  • Diminuir o estresse
  • Afetar a parte do cérebro que sente fome

Leia também: Acupuntura: Os benefícios da técnica para o cérebro

A acupuntura reduz o estresse

De acordo com diversos estudos, o estresse e a ansiedade podem contribuir para o ganho de peso. Isso porque pessoas com esses distúrbios têm mais chances de desenvolver compulsões alimentares como uma forma de se acalmar. 

Portanto, a acupuntura, em combinação com outros métodos de emagrecimento, pode ser eficaz. Essa terapia induz a ativação cerebral. Melhorando em certas proporções os neurotransmissores, trazendo um relaxamento. Essa sensação de calma pode ajudar a dormir melhor. Além disso, pode diminuir o risco de crise de ansiedade.

Ao final de uma sessão de acupuntura, é provável que o profissional faça recomendações. Por exemplo, em termos de rotina e hábitos de alimentação. Isso colabora para que o paciente otimize os efeitos das agulhas. 

É possível também que a pessoa sinta mudanças no intestino, no estômago e até mesmo alterações emocionais. Tudo isso é comum, já que a técnica trabalha com o equilíbrio da energia do corpo.

Leia também: Emagrecer: Dicas para acabar com a gula

Benefícios da acupuntura

Controle da dor

Alguns estudos confirmaram seus benefícios para dores crônicas. Como, por exemplo, a dor de cabeça, dor nas articulações como a fibromialgia, dor nas costas.

Fluxo sanguíneo cerebral aumentado

No geral, a melhora do fluxo sanguíneo pode ser um benefício da acupuntura. Estudos dizem também que há o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. Esses novos vasos podem trazer um fluxo sanguíneo cerebral melhor. Bem como a oxigenação do tecido cerebral.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!