Acne solar: por que as espinhas aumentam no calor?
É só a temperatura aumentar por uns dias, que você percebe seu rosto (ou outras partes do corpo) com mais espinhas? Pode ser um problema conhecido como acne solar, que tende a aparecer durante o calor. Saiba mais a seguir:
Afinal, o que é a acne solar e quais as suas causas?
De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o problema acontece por conta de uma série de fatores. São eles:
- As temperaturas mais altas provocam um aumento natural da oleosidade da pele;
- A produção de suor também aumenta, o que pode acabar entupindo os poros;
- Além disso, nessa época, muitas pessoas reforçam o uso do filtro solar e utilizam o produto mais vezes ao dia;
- Para quem viaja, a água do mar ou da piscina provoca o ressecamento da pele. Desse modo, o efeito rebote (produção excessiva de sebo) pode dar as caras.
Leia também: Espremer espinhas: entenda por que você não deve fazer isso
Então, como tratar ou prevenir?
O ideal é apostar em uma rotina de skincare apropriada para a pele oleosa. Confira um passo a passo ideal, segundo a SBD:
- Limpeza: lave o rosto (ou a área afetada) duas vezes ao dia (de manhã e à noite) com um sabonete líquido à base de ingredientes adstringentes que favorecem a desobstrução dos poros. Em alguns casos, os tônicos também são necessários, já que ajudam a remover traços de óleo e outros resíduos;
- Hidratação: peles oleosas também precisam de hidratação! Além de beber muita água, aposte em produtos mais leves e não comedogênicos, como os séruns;
- Proteção solar: invista diariamente em um filtro oil free e com acabamento em toque seco. Algumas marcas também carregam ativos que contribuem para amenizar a acne;
- Esfoliação: esta etapa não deve ser feita todos os dias – o ideal é que ela aconteça uma vez por semana. Ajuda a remover células mortas e desobstrui os poros.
Leia também: Saiba mais sobre as etapas do skincare para peles oleosas!
Lembrando que é essencial consultar o seu dermatologista para uma avaliação individual.