Acne fúngica: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A pele humana pode passar por uma série de alterações ao longo da vida, muitas vezes confundindo os pacientes quanto ao diagnóstico. É o que ocorre normalmente com quem tem acne fúngica, uma condição com erupções na pele bem semelhante à acne.
Apesar de terem um aspecto parecido, contudo, estes quadros possuem algumas diferenças importantes, especialmente quanto as causas e tratamentos. Saiba mais!
Leia também: Alimentos que ajudam a evitar a acne
O que é acne fúngica?
A acne fúngica – que na verdade se chama foliculite fúngica – é uma erupção na pele que causa lesões semelhantes à acne.
Diferente dos cravos e espinhas que costumam aparecer na adolescência, contudo, este quadro surge por outra razão: o fungo do gênero Malassezia.
“São vários fatores que causam a acne , como o aumento da produção de sebo, a obstrução dos poros, a inflamação e a contaminação por bactérias. Já a foliculite fúngica surge por causa dos fungos, como o próprio nome diz”, explica o dermatologista Misael do Nascimento, do Rio de Janeiro.
De acordo com o profissional, pacientes com diabetes e baixa imunidade, e pessoas que usam antibióticos e corticoides por muito tempo têm maiores chances de ter o problema de pele.
Leia também: Conheça o movimento de autoaceitação da acne
Sintomas e diagnóstico
A acne comum e a acne fúngica costumam se confundir por terem sintomas muito parecidos. Além disso, elas também podem estar presentes juntas no mesmo paciente.
“As duas têm lesões inflamatórias, principalmente no rosto e tronco. Contudo, o que as diferencia é a presença de coceira na região.”
Além disso, as inflamações não costumam ser tão grandes como nos casos das espinhas, que normalmente ficam com bastante pus.
Quanto ao diagnóstico, ele deve ser feito apenas por um profissional, uma vez que não é difícil confundir o quadro pelas semelhanças com a acne comum e levar a um tratamento inadequado.
“Só um médico deve avaliar os sintomas na consulta. Ele também vai considerar toda a história da doença para chegar ao diagnóstico.”
Tratamentos e cuidados para a acne fúngica
De acordo com o médico, os cuidados após o diagnóstico da acne fúngica costumam incluir o uso de algum ativo antifúngico tópico. Isso, contudo, só deve acontecer depois da avaliação e da prescrição do profissional.
“No caso da acne fúngica não se usa a rotina de skincare como tratamento, como é feito com a acne. Contudo, também é preciso manter a rotina de cuidados. Então, deve-se levar em consideração as outras necessidades da pele além da foliculite fúngica, que será tratada pontualmente”, ressalta ele.
Fonte: Misael do Nascimento, dermatologista, do Rio de Janeiro.