Acidente no Ceará: existem equipamentos mais perigosos? Saiba evitar lesões na academia
Na última semana, o motorista de aplicativo Regilâneo da Silva Inácio, de 42 anos, foi atingido nas costas por um aparelho de musculação com o peso aproximado de 150 kg, na academia. Durante o seu período de descanso entre séries, o aparelho se desprendeu e o acertou, resultando em um grave deslocamento de vértebras. O acidente, em Juazeiro do Norte, no Ceará, levantou o alerta para os riscos de acidentes nas academias.
Segundo o assessor esportivo com mais de 10 anos na área, Leandro Twin, eventos como o que aconteceu no Ceará são pouco comuns. O motivo, segundo ele, é que alguns aparelhos não passam por uma manutenção preventiva, somando as falhas que podem acontecer por conta do excesso de peso — além da capacidade permitida —, ou até baixa qualidade dos equipamentos.
“Aparelhos também têm uma limitação de peso, e às vezes as pessoas acabam colocando mais, o que pode encurtar a vida útil do equipamento”. Portanto, a manutenção precisa ser preventiva para trocar os cabos de aço e fazer os demais ajustes necessários para evitar acidentes.
Acidente no Ceará: cuidados necessários na academia
Com a rotina da academia ou até mesmo na pressa de executar o treino, algumas pessoas podem acabar menosprezando as recomendações de segurança que fazem toda diferença. Portanto, cuidados simples podem diminuir as chances de acidentes. Veja quais são a seguir!
- Certifique-se de treinar em academias que tenham manutenção preventiva e estrutural;
- Ao finalizar as séries de um exercício em equipamento, lembre-se de travar bem o aparelho utilizando a trava de segurança;
- Antes de começar os exercícios, cheque se o banco e o peso estão bem ajustados e fixos;
- Evitar ficar próximo (apoiado ou sentado) das máquinas durante o período de descanso entre séries;
- Conte com o apoio de professores de educação física durante os treinos;
- Concentre-se na execução dos exercícios, evitando distrações;
- Priorize a boa execução dos movimentos antes de aumentar o peso;
- Evite apoiar objetos pessoais como roupas, celulares ou garrafas nos aparelhos;
- Atente-se aos sinais do seu corpo, como dores nas articulações;
- Faça uma progressão de carga gradual, sem exageros.
Afinal, existem aparelhos mais perigosos?
De forma geral, a musculação pode contar com dois vilões que aumentam as chances de lesão: a falta de técnica para executar os movimentos e o excesso de carga. Portanto, o risco pode se estender tanto nos exercícios de peso livre, quanto nos aparelhos.
Contudo, Leandro indica que lesões são mais comuns em exercícios que as pessoas tendem a se desafiar mais: “Normalmente os exercícios de agachamento Smith requerem mais atenção, devido ao número de acidentes. Então, vale colocar um limitador em baixo para evitar que o peso caia sobre o aluno”, aponta o educador. Além disso, ele explica que agachamentos ou supino com barra livre tendem a exigir mais, por isso, o ideal é contar com acompanhamento profissional.
A musculação é um dos esportes mais populares no Brasil, o que faz do país o segundo no rankings de número de academias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, reforça o educador físico. E complementa: “A musculação é um esporte extremamente seguro. Porque você vai fazer o movimento que você quer, na velocidade que você quer, com o peso que você quer. O que aconteceu foi uma fatalidade, mas tomem cuidado e sejam prudentes”, finaliza.
Veja também: Excesso de peso no treino: 5 sinais que indicam que você precisa diminuir a carga
Fonte: Leandro Twin, assessor Esportivo há mais de 10 anos, graduado em educação física e pedagogia.