Abílio Diniz morre de pneunomia aos 87 anos. Entenda a doença

Saúde
19 de Fevereiro, 2024
Abílio Diniz morre de pneunomia aos 87 anos. Entenda a doença

O empresário Abilio Diniz morreu aos 87 anos de pneumonia. Ele estava internado há um mês na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Neste domingo (18), ele sofreu uma insuficiência respiratória. “É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a família em nota. Entenda mais sobre a doença.

Leia mais: Insuficiência cardíaca: o que é a condição?

O que é a pneumonia, doença que vitimou Abílio Diniz?

A pneumonia é uma infecção respiratória que atinge os pulmões. Assim, eles podem encher-se de líquido ou pus, causando tosse com muco ou pus, febre, calafrios e dificuldade respiratória. Pode variar em gravidade de leve a potencialmente fatal e é tipicamente causada por bactérias, vírus ou fungos. O tratamento depende da causa da pneumonia, mas pode incluir antibióticos, medicamentos antivirais ou antifúngicos, juntamente com cuidados de apoio, como repouso, líquidos e redutores de febre. Vacinas estão disponíveis para prevenir alguns tipos de pneumonia, como aquelas causadas por certas bactérias e vírus.

A pneumonia pode acontecer em qualquer idade, mas predomina entre homens e fumantes. Além disso, idosos, crianças pequenas, portadores de condições crônicas como diabetes, insuficiência renal, doenças oncológicas, entre outras, também estão entre os mais afetados.

Qual é a relação da pneumonia com a insuficiência respiratória?

A pneumonia pode levar à insuficiência respiratória em casos graves. Quando os pulmões estão inflamados, a capacidade de oxigenar o sangue fica comprometida. Isso pode levar a uma diminuição na quantidade de oxigênio que entra na corrente sanguínea e uma redução na capacidade do corpo de eliminar dióxido de carbono.

Como resultado, em casos graves de pneumonia, a insuficiência respiratória pode se desenvolver. Isso ocorre quando os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente ao corpo ou não conseguem eliminar adequadamente o dióxido de carbono. Por essa razão, a insuficiência respiratória pode ser potencialmente fatal, como no caso de Abílio Diniz, e requer tratamento médico imediato. Por exemplo, suporte de oxigênio, ventilação mecânica ou outras medidas de suporte respiratório, para ajudar o paciente a respirar adequadamente até que a infecção seja controlada e os pulmões se recuperem.

Afinal, é possível prevenir a pneumonia?

Não existe um modo isolado de se evitar a pneumonia. Nesse sentido, um conjunto de medidas saudáveis para a vida, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e consumo moderado de álcool, por exemplo, pode ajudar a preveni-la. Quem tem o hábito de fumar são candidatos a ter pneumonia com mais frequência. Portanto, vale o reforço: evite a prática. Por fim, existem vacinas eficazes na prevenção da pneumonia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração