Abdominal superman: benefícios e como fazer corretamente
Você já ouviu falar no abdominal superman? Trata-se de um exercício de calistenia (ou seja, que utiliza apenas o peso do corpo). Ele trabalha toda a musculatura paravertebral (músculos que ajudam na sustentação da nossa coluna), especialmente a lombar, e os glúteos.
“É um exercício de fácil execução, uma vez que não necessita de muitos equipamentos ou acessórios. Pode ser prescrito para uma ampla faixa etária, se estendendo desde iniciantes a avançados”, explica o profissional de educação física Vitor Mateus, da rede de academias Evoque.
Ficou curioso? Veja mais sobre o assunto:
Benefícios
Vitor Mateus elenca os principais:
- Fortalecimento da região lombar;
- Maior capacitação e sustentação do tronco;
- Auxílio na correção postural;
- Prevenção de lombalgia (dor na lombar);
- Melhor execução de outros movimentos e atividades do dia a dia (visto que a lombar, bem trabalhada no exercício, atua em muitas movimentações que fazemos, dando estabilidade e sustentação para as vértebras da coluna).
Leia também: Melhores abdominais para fortalecer e definir a região
Como fazer o abdominal superman corretamente?
- Deite (de barriga para baixo) em uma superfície plana e confortável, de preferência em um colchonete;
- Deixe as pernas estendidas e próximas, e os braços também estendidos acima da cabeça;
- Em um único movimento, erga as pernas, o tronco e os braços, mantendo contato com o chão apenas na região abdominal e pélvica (como um super-herói voando);
- “O exercício pode ser executado de forma dinâmica (retornando à posição inicial e repetindo o gesto) ou estática (mantendo a posição por algum tempo).”
O profissional também destaca que é preciso atentar-se a um erro comum na hora de fazer o abdominal superman: a hiperextensão cervical (quando puxamos demais a cabeça para trás, forçando o pescoço). O ideal é que a cabeça acompanhe o movimento.
Fonte: Vitor Mateus, profissional de educação física da rede de academias Evoque.