Fazer abdominal com os pés presos é mais eficaz?

3 de março, 2022

A busca pela barriga chapada é um dos maiores desejos de quem começa a treinar. Para fortalecer os músculos do abdômen, existem diversos tipos de abdominais. Mas será que fazer abdominal com os pés presos realmente define mais a barriga?

Em primeiro lugar, é importante frisar que perder barriga não é uma tarefa fácil. Isso porque além dos exercícios é essencial ter uma alimentação saudável livre de carboidratos e alimentos processados. 

Apesar de ajudar a definir os músculos, o abdominal não é responsável pela perda de gordura na barriga. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, este tipo de movimento apenas fortalece a musculatura.

Leia também: Abdominal oblíquo: O que é, benefícios e como fazer

Mas fazer abdominal com os pés presos é melhor?

De acordo com especialistas, o abdominal com os pés presos é uma ótima forma de fortalecer a parte superior e inferior do abdômen, e para os oblíquos externos e internos. Isso porque o foco nos músculos abdominais é ainda maior, facilitando o fortalecimento.

No entanto, esse movimento pode ser arriscado. Por isso, é fundamental ter os devidos cuidados. Ao prender os pés, o tronco sobe com mais facilidade durante o abdominal e sobrecarrega a coluna. Para evitar que isso aconteça, a recomendação é subir no máximo cerca de 30 graus.

Leia também: Abdominal remador: O que é, benefícios e como fazer

Benefícios abdominal

O abdominal, de forma geral, é um exercício que traz muitos benefícios para o nosso corpo. Quando executado da forma correta, além de definir os músculos do abdômen, ajuda a melhorar a postura, pois proporciona sustentação ao tronco. Dessa maneira, veja abaixo outras vantagens do movimento:

  • Fortalece os músculos do core;
  • Melhora a postura;
  • Melhora a respiração;
  • Reduz as dores nas costas;
  • Protege os órgãos internos;

Leia também: Exercícios para perder barriga: Melhores opções

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.