A importância do composto lácteo para crianças de 3 a 5 anos

Alimentação Bem-estar
24 de Novembro, 2023
A importância do composto lácteo para crianças de 3 a 5 anos

A alimentação saudável é fator determinante na saúde da criança. As fases iniciais do desenvolvimento humano dependem de fatores nutricionais e metabólicos que interferem, a longo prazo, na saúde ao longo da vida adulta¹. 

Quando o assunto é leite materno, a recomendação oficial é oferecê-lo de modo exclusivo até os seis meses de idade. Após essa idade, já é possível introduzir, de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. No entanto, diante da impossibilidade de seguir essa recomendação, o uso de um substituto nutricionalmente adequado pode ser necessário. 

Clique aqui para conferir dicas e informações confiáveis sobre saúde e bem-estar, para viver cada passo da jornada com mais plenitude!

Alimentação de crianças a partir dos 3 anos

A partir dos 3 anos, as crianças começam a ganhar autonomia. Elas passam a fazer cada vez mais parte da rotina alimentar das famílias, porém algumas opções alimentares podem ainda não ser ideais. O leite de vaca, por exemplo, apresenta proteínas em excesso e ausência de nutrientes importantes, o que pode impactar a saúde dos pequenos.

Apesar de conter cálcio e proteínas de boa qualidade, o consumo elevado de leite de vaca pode contribuir com a obesidade na vida futura. Dessa maneira, uma das formas de adequar a nutrição nessa faixa etária é optar pelo uso do composto lácteo. Junto com os alimentos de alta densidade nutricional, eles são uma boa estratégia para as crianças aproveitarem o seu potencial de crescimento e desenvolvimento.

Leia mais: Composto lácteo: conheça os seus benefícios para crianças acima de 3 anos

Composto lácteo

O consumo do composto lácteo auxilia na adequação da ingestão de nutrientes importantes para crianças de 3 a 5 anos. Por exemplo, o DHA (um dos principais representantes da família dos Ômega 3) e os prebióticos, que podem ser deficientes mesmo quando a criança se alimenta bem. 

O DHA tem papel essencial no organismo, principalmente no desenvolvimento cognitivo. Os prebióticos, por sua vez, ajudam na imunidade, na saúde intestinal e na absorção do ferro. 

O Milnutri é um composto lácteo desenvolvido para contribuir com a oferta dos nutrientes essenciais para ajudar o desenvolvimento de crianças a partir dos 3 anos.  Milnutri possui menor quantidade de proteína do que o leite de vaca, 51% mais ferro, 16% mais ômega 3, além do DHA e as fibras prebióticas, sendo esses dois últimos praticamente inexistentes no leite de vaca. Tudo isso com zero adição de açúcares (sacarose e frutose).

Os nutrientes de Milnutri, contribuem para: 

  • Potencializar o desenvolvimento global e o cognitivo;
  • Auxiliar o bom funcionamento do intestino e fortalecer a imunidade
  • Contribuir para a absorção do ferro;
  • Ajudar no desenvolvimento cerebral e cognitivo;

Clique aqui para conferir dicas e informações confiáveis sobre saúde e bem-estar, para viver cada passo da jornada com mais plenitude!

Referências

1: Cartilha de Orientação Nutricional Infantil – Faculdade de Medicina da UFMG;

2: Milnutri.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro