8 frutas diuréticas para desinchar o corpo: veja lista

Alimentação Bem-estar
28 de Junho, 2023
8 frutas diuréticas para desinchar o corpo: veja lista

Quanto o assunto inchaço, diversos hábitos podem contribuir para sua redução. Por exemplo, beber mais água, praticar atividade física, fazer massagens, como a drenagem linfática, entre outros. Mas fato é que a principal solução para reduzir os sintomas de inchaço no corpo é investir na alimentação correta. Nesse caso, alguns truques podem ajudar, como o consumo de alimentos específicos. Por isso, veja 8 frutas diuréticas e inclua já na sua dieta!

Leia mais: 8 frutas que dão saciedade para incluir no cardápio

8 frutas diuréticas: quais são as melhores?

Existem várias frutas que podem ajudar a desinchar. Isso porque elas possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Veja, então, 8 opções de frutas diuréticas:

1. Melancia: A melancia é composta principalmente de água e tem propriedades diuréticas naturais que podem ajudar a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o inchaço.

2. Abacaxi: O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão e tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, ele também possui efeito diurético leve, ajudando a reduzir o inchaço.

3. Melão: O melão é outra fruta com alto teor de água, ou seja, é eficaz na redução do inchaço. Ele também é uma fonte de eletrólitos, como potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de fluidos no corpo.

4. Morangos: Os morangos são ricos em antioxidantes e contém compostos anti-inflamatórios. Eles também possuem alto teor de água e fibras, o que pode ajudar na digestão e reduzir o inchaço.

5. Kiwi: O kiwi é uma fruta com propriedades diuréticas naturais. Ele também contém uma enzima chamada actinidina, que ajuda na digestão e pode reduzir a sensação de inchaço.

6. Uvas: As uvas são ricas em antioxidantes e possuem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, elas contêm alto teor de água e podem ajudar a eliminar o excesso de líquidos do corpo.

7. Pera: É diurética, rica em antioxidantes e possui baixo valor calórico. Além disso, seu alto teor de fibras ajuda na saciedade e no processo de digestão.

8. Cranberry: Os nativos americanos identificaram os efeitos diuréticos dos cranberries, usando-os para tratar uma série de condições, incluindo o escorbuto, que eles acreditavam ter sido causado pelo excesso de sal. Por fim, a fruta é especialmente benéfica para a remoção de líquidos sem eliminar o potássio.

Outros hábitos para reduzir o inchaço

Por fim, lembre-se de que a ingestão de frutas, por si só, não é suficiente para reduzir o inchaço de forma significativa. É importante manter uma alimentação equilibrada, consumir líquidos em quantidade adequada, evitar alimentos processados e praticar atividade física regularmente para manter um corpo saudável e minimizar o inchaço. Além disso, se você estiver enfrentando um inchaço persistente ou preocupante, recomenda-se buscar orientação médica.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros