6 melhores exercícios para gestantes
A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida por gerar inúmeros benefícios. Durante a gravidez, por exemplo, manter-se ativa é sinônimo de bem-estar e disposição. Se feitos com os devidos cuidados e permitidos pelo médico, os exercícios para gestantes ajudam na produção de endorfina — substância ligada à felicidade —, no controle do estresse e na manutenção do peso, principalmente quando estão associados a uma alimentação equilibrada.
Além disso, dependendo da modalidade, os exercícios para grávidas podem prevenir dores nas costas e nas articulações, queixas comuns entre as mamães.
Como iniciar os exercícios para gestantes
Mesmo sendo ativa desde antes da gravidez, é fundamental conversar com seu médico para ter segurança ao se exercitar. Isso porque o primeiro trimestre de gestação é o período mais delicado para o desenvolvimento do bebê. Sem contar que o corpo da futura mamãe passa por muitas transformações. Nessa fase, então, são recomendadas atividades físicas leves, levando em consideração o volume e a intensidade.
De forma geral, atividade física intensa e gravidez não combinam, pois exagerar na dose dos treinos pode afetar a saúde da mulher e a do feto. Exercícios para grávidas de alto impacto também devem ser evitados, pois as articulações da gestante se tornam mais sensíveis devido às alterações hormonais.
Leia também: Como ter uma alimentação saudável na gravidez
Desse modo, veja algumas modalidades excelentes para permanecer em movimento durante a gestação:
Melhores exercícios para gestantes
Musculação
Se com intensidade moderada e sob a supervisão de um profissional capacitado, traz inúmeros benefícios para a gravidez. Alguns deles:
- Melhora da circulação sanguínea;
- Além disso, redução dos inchaços nas pernas;
- Fortalecimento e tônus muscular;
- Por fim, diminuição das dores lombares e de outras articulações sobrecarregadas pelo ganho de peso.
Além disso, auxilia na recuperação da mãe após o nascimento do bebê, conferindo mais força para segurar o recém-nascido em seus braços por longos períodos.
Pilates
Exige controle da respiração, que ajuda muito na hora do parto; concentração e atenção ao movimento, que desenvolvem a consciência corporal; e tem uma variedade de exercícios que trabalham todos os músculos do corpo, inclusive os mais profundos.
Pode ser feito em máquinas e no solo. Por isso, para ter um programa de treino personalizado e cuidadoso, busque estúdios com profissionais de confiança e que tenham experiência em treinamento para gestantes.
Leia também: Afinal, quanto é normal engordar na gravidez?
Ioga
Outra modalidade de exercícios para gestantes de baixíssimo impacto. Possui diversos estilos — hatha (tradicional), vinyasa (mais dinâmico, com pouca permanência nas posturas) e ashtanga (mais intenso, com sequências fixas e muita coordenação respiratória) são as mais populares.
Há ainda a linha de ioga para gestantes, com pranayamas (exercícios respiratórios) específicos para acalmar, ganhar mais energia e garantir equilíbrio. Não há contraindicações, mas recomenda-se bastante atenção durante a execução das posturas, evitando alongar demais o corpo para não causar lesões. Assim, uma aula completa geralmente tem meditação, prática de pranayamas, posturas físicas e relaxamento. Ou seja, uma excelente aliada das mamães que buscam movimento e tranquilidade para aliviar o estresse.
Natação
Um dos esportes mais completos, trabalha o corpo de forma integral e proporciona melhoria do fôlego e do condicionamento físico. Praticada com frequência, os músculos ficam mais fortes e, em pouco tempo, a disposição também melhora.
Hidroginástica
Ótima pedida para as mães que gostam da dinâmica das aulas coletivas. A sessão é feita na água, com uma série de exercícios para grávidas que podem ser realizados livremente ou com o auxílio de acessórios. Melhora a coordenação motora e o condicionamento e possui vários níveis de desafio.
Leia também: Gestação x corrida: É seguro correr durante a gravidez?
Exercícios cardiovasculares para gestantes
Desde que feitos com moderação e controle dos batimentos cardíacos. Caminhadas mais rápidas, giros na bicicleta ergométrica, treinos em elípticos ou em escadas são ótimas opções de exercícios para grávidas que melhoram a saúde do coração. Se realizados com frequência, essas atividades melhoram o condicionamento físico e são aliadas da manutenção do peso na gravidez.
Fonte: Thiago Corrêa da Silva, professor de educação física, graduado em Licenciatura Plena em Educação Física desde 2005; Pós graduado em Psicomotricidade; Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício e Personal Trainer desde 2010. Instagram: @treinopensadooficial. CREF: 0019773/RJ