6 melhores exercícios para gestantes

Bem-estar Gravidez e maternidade Movimento Saúde
09 de Julho, 2021
6 melhores exercícios para gestantes

A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida por gerar inúmeros benefícios. Durante a gravidez, por exemplo, manter-se ativa é sinônimo de bem-estar e disposição. Se feitos com os devidos cuidados e permitidos pelo médico, os exercícios para gestantes ajudam na produção de endorfina — substância ligada à felicidade —, no controle do estresse e na manutenção do peso, principalmente quando estão associados a uma alimentação equilibrada.

Além disso, dependendo da modalidade, os exercícios para grávidas podem prevenir dores nas costas e nas articulações, queixas comuns entre as mamães.

Como iniciar os exercícios para gestantes

Mesmo sendo ativa desde antes da gravidez, é fundamental conversar com seu médico para ter segurança ao se exercitar. Isso porque o primeiro trimestre de gestação é o período mais delicado para o desenvolvimento do bebê. Sem contar que o corpo da futura mamãe passa por muitas transformações. Nessa fase, então, são recomendadas atividades físicas leves, levando em consideração o volume e a intensidade.

De forma geral, atividade física intensa e gravidez não combinam, pois exagerar na dose dos treinos pode afetar a saúde da mulher e a do feto. Exercícios para grávidas de alto impacto também devem ser evitados, pois as articulações da gestante se tornam mais sensíveis devido às alterações hormonais.

Leia também: Como ter uma alimentação saudável na gravidez

Desse modo, veja algumas modalidades excelentes para permanecer em movimento durante a gestação:

Melhores exercícios para gestantes

Musculação

Se com intensidade moderada e sob a supervisão de um profissional capacitado, traz inúmeros benefícios para a gravidez. Alguns deles:

  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Além disso, redução dos inchaços nas pernas;
  • Fortalecimento e tônus muscular;
  • Por fim, diminuição das dores lombares e de outras articulações sobrecarregadas pelo ganho de peso.

Além disso, auxilia na recuperação da mãe após o nascimento do bebê, conferindo mais força para segurar o recém-nascido em seus braços por longos períodos.

Pilates

Exige controle da respiração, que ajuda muito na hora do parto; concentração e atenção ao movimento, que desenvolvem a consciência corporal; e tem uma variedade de exercícios que trabalham todos os músculos do corpo, inclusive os mais profundos.

Pode ser feito em máquinas e no solo. Por isso, para ter um programa de treino personalizado e cuidadoso, busque estúdios com profissionais de confiança e que tenham experiência em treinamento para gestantes.

Leia também: Afinal, quanto é normal engordar na gravidez?

Ioga

Outra modalidade de exercícios para gestantes de baixíssimo impacto. Possui diversos estilos — hatha (tradicional), vinyasa (mais dinâmico, com pouca permanência nas posturas) e ashtanga (mais intenso, com sequências fixas e muita coordenação respiratória) são as mais populares.

Há ainda a linha de ioga para gestantes, com pranayamas (exercícios respiratórios) específicos para acalmar, ganhar mais energia e garantir equilíbrio. Não há contraindicações, mas recomenda-se bastante atenção durante a execução das posturas, evitando alongar demais o corpo para não causar lesões. Assim, uma aula completa geralmente tem meditação, prática de pranayamas, posturas físicas e relaxamento. Ou seja, uma excelente aliada das mamães que buscam movimento e tranquilidade para aliviar o estresse.

Natação

Um dos esportes mais completos, trabalha o corpo de forma integral e proporciona melhoria do fôlego e do condicionamento físico. Praticada com frequência, os músculos ficam mais fortes e, em pouco tempo, a disposição também melhora.

Hidroginástica

Ótima pedida para as mães que gostam da dinâmica das aulas coletivas. A sessão é feita na água, com uma série de exercícios para grávidas que podem ser realizados livremente ou com o auxílio de acessórios. Melhora a coordenação motora e o condicionamento e possui vários níveis de desafio.

Leia também: Gestação x corrida: É seguro correr durante a gravidez?

Exercícios cardiovasculares para gestantes

Desde que feitos com moderação e controle dos batimentos cardíacos. Caminhadas mais rápidas, giros na bicicleta ergométrica, treinos em elípticos ou em escadas são ótimas opções de exercícios para grávidas que melhoram a saúde do coração. Se realizados com frequência, essas atividades melhoram o condicionamento físico e são aliadas da manutenção do peso na gravidez.

Fonte: Thiago Corrêa da Silva, professor de educação física, graduado em Licenciatura Plena em Educação Física desde 2005; Pós graduado em Psicomotricidade; Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício e Personal Trainer desde 2010. Instagram: @treinopensadooficial. CREF: 0019773/RJ

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva