300 minutos de exercício é o recomendado para emagrecer

27 de julho, 2022

Para perder peso, não tem fórmula mágica: é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome. Ou seja, ter uma rotina de atividade física e uma alimentação saudável. Inclusive, muitos acabam se perguntando quanto de exercício é necessário para emagrecer. Mas, de acordo com um estudo recente, para atingir esse objetivo, é recomendado praticar 300 minutos de exercício por semana.

Leia também: Perder peso: Veja 3 exercícios que podem ajudar a emagrecer

O que diz o estudo sobre 300 minutos de exercício?

A pesquisa foi feita pela Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise. Assim, o estudo contou com a participação de 44 homens e mulheres sedentários e acima do peso.

Dessa maneira, os pesquisadores avaliaram as composições corporais dos participantes e dividiram eles em dois grupos: o primeiro foi orientado a se exercitar duas vezes por semana, durante 90 minutos e queimar cerca de 750 calorias por sessão, ou seja, 1.500 por semana.

Leia também: Emagrecer: saiba como perder peso com saúde

Já o outro grupo praticou exercícios seis vezes por semana, por cerca de 40 a 60 minutos, queimando um total semanal de 3.000 calorias. Além disso, os voluntários podiam se exercitar da maneira que quisessem.

Para ter resultados ainda mais precisos, os cientistas também coletaram sangue, a fim de verificar os níveis de alguns hormônios que afetam o apetite.

Após 3 meses, os resultados mostraram que o grupo que queimou cerca de 3.000 calorias por semana tiveram mudanças significativas nos níveis de leptina. Esse hormônio é responsável por reduzir o apetite.  Ou seja, se você se exercitar por 300 minutos durante a semana, poderá perder cerca de 3.000 calorias. Isso, é claro, aliado a uma dieta balanceada.

Mas segundo os pesquisadores, este estudo foi feito em alguns meses e, por isso, não é possível afirmar se alterações futuras no apetite ou metabolismo teria efeito na queima de gordura.

Referência: Medicine & Science in Sports & Exercise; Folha

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.