300 minutos de exercício é o recomendado para emagrecer

Bem-estar Movimento
27 de Julho, 2022
300 minutos de exercício é o recomendado para emagrecer

Para perder peso, não tem fórmula mágica: é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome. Ou seja, ter uma rotina de atividade física e uma alimentação saudável. Inclusive, muitos acabam se perguntando quanto de exercício é necessário para emagrecer. Mas, de acordo com um estudo recente, para atingir esse objetivo, é recomendado praticar 300 minutos de exercício por semana.

Leia também: Perder peso: Veja 3 exercícios que podem ajudar a emagrecer

O que diz o estudo sobre 300 minutos de exercício?

A pesquisa foi feita pela Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise. Assim, o estudo contou com a participação de 44 homens e mulheres sedentários e acima do peso.

Dessa maneira, os pesquisadores avaliaram as composições corporais dos participantes e dividiram eles em dois grupos: o primeiro foi orientado a se exercitar duas vezes por semana, durante 90 minutos e queimar cerca de 750 calorias por sessão, ou seja, 1.500 por semana.

Leia também: Emagrecer: saiba como perder peso com saúde

Já o outro grupo praticou exercícios seis vezes por semana, por cerca de 40 a 60 minutos, queimando um total semanal de 3.000 calorias. Além disso, os voluntários podiam se exercitar da maneira que quisessem.

Para ter resultados ainda mais precisos, os cientistas também coletaram sangue, a fim de verificar os níveis de alguns hormônios que afetam o apetite.

Após 3 meses, os resultados mostraram que o grupo que queimou cerca de 3.000 calorias por semana tiveram mudanças significativas nos níveis de leptina. Esse hormônio é responsável por reduzir o apetite.  Ou seja, se você se exercitar por 300 minutos durante a semana, poderá perder cerca de 3.000 calorias. Isso, é claro, aliado a uma dieta balanceada.

Mas segundo os pesquisadores, este estudo foi feito em alguns meses e, por isso, não é possível afirmar se alterações futuras no apetite ou metabolismo teria efeito na queima de gordura.

Referência: Medicine & Science in Sports & Exercise; Folha

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra