Zíper de roupas: substância presente no acessório pode causar câncer

Saúde
25 de Outubro, 2023
Zíper de roupas: substância presente no acessório pode causar câncer

O câncer é uma doença que pode ter diversas causas. Por exemplo, fatores genéticos ou hábitos que prejudicam a saúde, como o tabagismo. Existem, ainda, alguns fatores que são pouco conhecidos. Você sabia que o zíper de roupas pode ser um dos causadores?

Leia mais: Casos de câncer aumentam em pessoas com menos de 50 anos

Afinal, zíper de roupas causa câncer?

De acordo com a informação da YKK, um dos principais fornecedores globais de zíperes, há uma substância tóxica no zíper de roupas. Trata-se do PFAS (substâncias per e polifluoroalquil), presente em tintas usadas nos produtos. A substância também é usada para revestimentos resistentes ao calor, óleo, água e manchas, por exemplo.

O problema é que a substância pode estar relacionada ao câncer, problemas no fígado e na tireoide. Além disso, com difícil absorção no meio ambiente, os PFAS podem contaminar solos e água potável, segundo o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). A YKK alertou seus clientes sobre a presença da substância em alguns zíperes à prova d’água no primeiro semestre, mas a descoberta só se tornou pública agora.

A companhia, que fornece zíperes para grandes marcas de roupas, passou meses tentando eliminar os produtos químicos. De acordo com Chris Gleeson, vice-presidente do grupo de marketing global da YKK, “a tinta contendo PFAS veio de vários fornecedores”.

Uso do PFAS no Brasil

Estados Unidos, Canadá, Austrália e membros da Comunidade Europeia já possuem regulamentações ou restrições para lidar com a contaminação causada pelo PFAS. No entanto, o Brasil ainda não possui qualquer tipo de regulamentação.

Segundo especialistas, os PFA’s apresentam alta toxicidade, são persistentes no meio ambiente e, segundo estudos, seus níveis de dispersão podem alcançar quilômetros, com potencial de afetar diferentes cidades/municípios. Se descartadas de forma inadequada em aterros sanitários, podem impactar severamente o subsolo.

As PFAS são amplamente utilizadas em aplicações domésticas, comerciais e industriais, podendo ser encontradas em produtos de limpeza, no revestimento de teflon em utensílios domésticos, em tecidos impermeabilizados, nas embalagens de fast food incluindo as de pizza e de pipoca para micro-ondas, em fluidos hidráulicos, nos pesticidas e herbicidas ou em produtos utilizados para combate a incêndios (espuma), entre outros.

Referência: Sambiental.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas