Yoga para emagrecer: qual o melhor estilo de prática? Veja dicas
Quando o assunto é emagrecimento, não faltam possibilidades, embora não exista segredo. Alimentação equilibrada, movimento e descanso talvez sejam os principais pilares para alcançar esse objetivo. Nesse sentido, o yoga pode ser um aliado de quem deseja emagrecer, pois não só traz tal benefício, como o ganho de flexibilidade, força, consciência corporal e mais tranquilidade.
No entanto, é comum ficar em dúvida sobre a prática e por onde começar. A seguir, veja algumas dicas que lhe ajudarão a incluir o yoga em sua rotina para emagrecer — e obter outras boas surpresas com a atividade.
Veja também: Rituais que você precisa fazer para ter um 2023 melhor
Qual o melhor estilo de yoga para emagrecer?
Todos os estilos de yoga podem ser aliados do emagrecimento, pois a prática frequente ajuda a reduzir a ansiedade, que é um dos responsáveis por comermos mais. Dessa forma, quando aprendemos a controlar e reconhecer nossas emoções por meio do yoga, podemos ser beneficiados com a perda de peso.
No entanto, existem alguns estilos que são mais vigorosos e exigem mais da dedicação física. São eles:
Ashtanga yoga
É um estilo de yoga tradicional composto por séries fixas. Ou seja, se você for experimentar uma aula de ashtanga, realizará as mesmas posturas por um bom tempo. A ideia é adquirir técnica e domínio sobre a série proposta, até o corpo estar pronto para a fase seguinte. Ao todo, o ashtanga conta com seis séries, cada qual com seu desafio.
Por isso, embora pareça entediante realizar a mesma prática por um bom tempo, não se engane. O processo requer disciplina, conexão com a respiração e atenção total ao movimento para executá-lo corretamente.
Então, prepare-se para suar bastante e usar toda a força corporal, seja nos ásanas e nas transições entre as posturas. Ao final da prática, é reservado um momento para a meditação e o relaxamento.
Agora, se você gosta de mais dinamismo, pode tentar o ashtanga vinyasa yoga, que possui aulas diferentes, mas com o mesma proposta de foco, concentração, força física e comprometimento.
Vinyasa flow
De todos os estilos de yoga existentes, o vinyasa flow é o mais novo. Ele foi criado para ter mais aderência no ocidente. Mantendo as origens do yoga tradicional, a vertente se assemelha a uma dança, pois tem a premissa de conectar uma postura com a outra. Também inclui meditação, atenção à respiração e ao momento presente.
Hot yoga
Outra “cria” do yoga moderno, o hot yoga é ideal para quem não se importa em suar. Isso porque as aulas são feitas em salas aquecidas entre 40 e 42 ºC. Uma das vantagens é que qualquer estilo se adapta ao ambiente. Contudo, diferentemente das outras propostas, o hot yoga requer hidratação entre um ásana e outro para evitar qualquer tipo de mal-estar.
Além disso, é aconselhável ir com calma nas primeiras experiências e descansar quando sentir necessidade. Afinal, a temperatura alta pode causar tonturas, fraqueza e desidratação para quem não está habituado ao exercício. Dentre os benefícios do yoga, se destaca a flexibilidade dos músculos, pois o calor ajuda a relaxá-los, o que promove maior alongamento.
Com qual frequência praticar yoga se o intuito é emagrecer?
Não há problema em fazer yoga todos os dias se esta for a única forma de se movimentar. Do contrário, você precisa conciliá-lo com outras atividades físicas para que uma não interfira na outra. Dessa forma, procure priorizar o yoga naqueles dias que for fazer exercícios mais leves, como uma caminhada.
E lembre-se: o yoga lhe ajudará a emagrecer, mas é importante ter a consciência saudável em outras frentes da vida. Portanto, siga uma alimentação saudável e saiba a hora de descansar para não ter problemas com overtraining, que deixa o corpo vulnerável a lesões e infecções.
Fonte: Amanda Preto, professora de hatha yoga, vinyasa flow e meditação.