Yoga para destravar o corpo: aprenda série curtinha e eficaz
Ficar muito tempo na mesma posição, seja ao dormir, trabalhar ou estudar, resulta em praticamente o mesmo desfecho: dores no corpo, com a sensação de que algo está travado. Logo, a dica é se movimentar com frequência (exceto na hora do sono, é claro), para evitar que esse desconforto apareça. Se você sofre com esse problema, fazer uma prática de yoga curtinha pode ajudar a prevenir tensões ou destravar o corpo.
Além disso, a modalidade beneficia a saúde mental, fortalece os músculos e traz mais consciência corporal e respiratória.
Veja também: Yoga para pessoas com obesidade: dicas, benefícios e cuidados
Yoga para destravar o corpo: posturas para fazer todos os dias
A seguir, confira uma série curtinha, porém relaxante e muito eficaz para alongar a musculatura e se livrar dos incômodos da má postura.
Anjaneyasana
O nome do asana (postura) pode ser complicado, mas a execução é simples. Antes do passo a passo, esta posição alonga sobretudo a musculatura das coxas e do quadril.
Primeiro, fique de pé, na extremidade do tapete de yoga ou colchonete. Dê um passo largo para trás com a perna direita e apoie o dorso do pé no chão. Se você tiver sensibilidade nos joelhos, utilize uma almofada para acomodar o joelho direito. A pé da perna à frente precisa estar bem apoiado, com o joelho a 90 graus.
Desça o quadril em direção ao solo, e sinta alongar a perna de trás com o movimento. Repouse as duas mãos sobre o joelho da frente e permaneça na postura por 1 minuto. Repita a série com o outro lado.
Observações: para alongar as áreas corretas, mantenha a coluna reta, com os ombros soltos e relaxados. Caso queira alongar os braços e tórax, você pode elevar os braços, olhar para o alto e, ao soltar o ar levar a coluna para trás lentamente, preservando a posição das pernas.
Cachorro olhando para baixo
No vídeo acima, você pode entender as etapas do cachorro olhando para baixo, uma das posturas mais clássicas do yoga. A permanência tem o objetivo de alongar os músculos posteriores de coxas, que muita gente reclama de encurtamento local.
Outra vantagem é que o “cachorro” estende as costas e lombar, duas áreas campeãs em acumular tensões e dores. Fique por 1 minuto respirando profundamente, e relaxe o rosto, ombros e cabeça.
Ardha matsyendrasana
Os asanas que incluem torções de coluna são ótimos para exercitar a região com segurança, evitando incômodos posturais. Além disso, a postura acima melhora a flexibilidade da coluna vertebral, o que previne a rigidez a longo prazo.
Por fim, um benefício pouco conhecido é que a torção promove uma leve massagem dos órgãos internos, como o fígado e os rins.
Guerreiro III
A sequência de guerreiros é uma das marcas registradas do yoga. O guerreiro III é um asana desafiador, pois exige equilíbrio e concentração para se manter sobre uma perna. Para começar, você pode apoiar as mãos sobre uma cadeira ou outra superfície para ganhar confiança e manter a coluna reta em relação ao solo.
Respire fundo e olhe para um ponto fixo por 1 minuto; em seguida, faça o mesmo com o lado oposto.
Com qual frequência posso fazer a série de yoga para destravar a coluna?
Por ser uma prática curta e leve, é possível realizar todos os dias, pois não “concorre” com outras modalidades, como a musculação.
Escolha um momento do dia mais tranquilo, para se desligar um pouco da rotina e desestressar não apenas o corpo, mas a mente.