Yoga para barriga inchada: veja posturas que aliviam o desconforto
O inchaço abdominal é muito desconfortável para homens quanto para mulheres. A alimentação e o período pré-menstrual são alguns motivos que causam o quadro. Contudo, é possível utilizar o yoga para combater a barriga inchada.
A filosofia milenar, atual e necessária no mundo em que vivemos, reúne um conjunto de posturas (ásanas) que beneficiam o corpo, assim como a mente. Saiba como a seguir.
Veja também: Barriga inchada e dura? O que comer para evitar para diminuir o problema
Posturas de yoga para barriga inchada
Se você sofre com o inchaço no abdômen e deseja amenizar o problema, saiba que a prática de yoga precisa ser frequente. De preferência, dedique-se diariamente — somente 15 minutos por dia farão a diferença no abdômen.
Além disso, você notará outras melhorias: mais disposição, consciência corporal e menos dores no corpo.
Dito isso, separe seu tapetinho ou colchonete, vista uma roupa confortável e preste atenção à forma de executar as posturas a seguir.
Nauli Kriya
Trata-se de uma técnica de purificação abarcada na filosofia do yoga. A Nauli Kriya faz parte de um conjunto de práticas chamada Shat Karma, com o objetivo de higienizar o corpo e a mente.
Os movimentos de sucção abdominal estimula as vísceras — intestinos, bexiga e estômago — e ajuda a regular a atividade desses órgãos. Ou seja, é um excelente exercício para quem convive com a barriga inchada por causa da prisão de ventre.
Isso acontece pois, além do movimento vigoroso, a Nauli Kriya gera calor (prana). Como resultado, o aumento da temperatura corporal ativa a circulação e o metabolismo, fundamentais no processo de “purificação”.
No entanto, é importante realizá-la diariamente, logo pela manhã, em jejum. É fundamental o estômago estar vazio para evitar enjoos ou outros tipos de mal estar.
Como fazer: de pé, flexione levemente os joelhos e afaste as pernas na linha do quadril. Apoie as mãos nos joelhos e solte todo o ar. Ao fazer isso, note que suas costelas ficam mais evidentes, o que é o primeiro passo para a Nauli Kriya.
Então, recolha com força a musculatura do abdômen, como se quisesse “tocar o umbigo nas costas”. Permaneça 15 segundos dessa forma e relaxe, retomando a inspiração. Repita o gesto por, pelo menos, 5 vezes. Com o tempo, aumente o tempo de permanência e as repetições.
Viparita karani
É um tipo de invertida do yoga que alivia muito o aspecto de barriga inchada. Mas, não se preocupe: a viparita karani é uma invertida segura, que pode ser feita por qualquer pessoa. Afinal, você fica com as costas totalmente apoiadas no solo e com as pernas para o alto.
Inclusive, além de promover o retorno de sangue para o sistema digestivo, a postura tem efeito terapêutico. Portanto, pode descansar na posição pelo período que quiser para ganhar mais disposição e energia.
Você pode realizar o ásana depois da Nauli Kriya, também sobre um tapete de yoga ou colchonete.
Como fazer: deite-se com o abdômen para cima e posicione bem as costas no solo. Há algumas maneiras de executar a postura. Na primeira, você apenas eleva as pernas e as mantêm unidas. Caso sinta desconforto na musculatura do abdômen, apoie as pernas estendidas na parede.
Ou, então, eleve as pernas e coloque um bloco de yoga sob a região lombar para tirá-la do chão. Se você não possui um bloco de yoga, utilize um travesseiro dobrado ou almofada mais firme para acomodar a lombar.
Não é só para barriga inchada: aprenda incluir o yoga na sua rotina
Se você nunca fez uma aula de yoga antes, começar pela prática acima pode ser um pontapé inicial na jornada. Sobretudo se o objetivo é amenizar o incômodo da barriga inchada. Mas, se está em busca de mexer o corpo e obter outros benefícios, experimente esta curta sessão aqui. Afinal, são apenas alguns minutos do dia, entre uma pausa e outra, para renovar os ânimos e relaxar a tensão.
Fonte: Amanda Preto, professora de hatha yoga, vinyasa flow yoga e meditação.