Como voltar ao escritório depois da pandemia?

5 de agosto, 2021

Em março de 2020, quando o novo coronavírus tornou-se uma ameaça mundial, funcionários de muitas empresas tiveram que abandonar as suas mesas no escritório. Pensando que seria um acontecimento passageiro, alguns deixaram anotações, cadernos, agendas e até canecas para trás. Mas agora, com 50% da população brasileira vacinada com a primeira dose, fica a questão: como voltar ao escritório?

A pesquisa CNBC | SurveyMonkey Workforce Survey, realizada nos Estados Unidos, mostrou que, apesar de se sentirem mais confortáveis em casa, os americanos estavam ansiosos para o retorno ao ambiente corporativo. Isso porque cerca da metade (52%) deles acredita que o trabalho presencial gera uma melhor oportunidade de crescimento na carreira — contra apenas 15% de pessoas que defendem o regime remoto como o melhor para o desenvolvimento profissional.

Além disso, são os jovens (entre 18 e 34) aqueles que mais priorizam o progresso na carreira em detrimento da satisfação no trabalho: 23%. Por isso, eles estão mais propensos a voltar ao escritório.

Leia também: Produtividade tóxica: O que é e como impacta a saúde mental

Como voltar ao escritório?

Contudo, há quem tenha conseguido se adaptar bem ao home office. Isso porque o modelo permite algumas regalias: horários de trabalho mais flexíveis, dormir umas horinhas a mais em vez de enfrentar o trânsito, tirar um cochilo na hora do almoço…

Abrir mão dessa “nova” rotina para retornar ao que era antes pode ser um processo difícil, pois o cérebro humano gosta de adotar hábitos. Dessa forma, o órgão consegue automatizar escolhas e economizar energia — você já reparou que faz algumas tarefas do dia a dia sem precisar pensar muito? Como escovar os dentes pela manhã ou calçar o tênis.

Mas aí vai uma boa notícia: dá para se acostumar com o dia a dia corporativo novamente, basta paciência. De acordo com pesquisas da neurociência, o cérebro humano leva cerca de 21 dias para adquirir um novo hábito. Então, se o processo de voltar ao escritório está sendo difícil, tente manter a calma e adotar as seguintes dicas:

Um passo de cada vez

Por que não conversar com o seu superior para tentar negociar um regime híbrido (metade da semana em casa, e a outra metade na empresa)? Estudos demonstram que nós ficamos mais desmotivados quando a mudança é muito radical.

Leia também: Síndrome de Burnout: O que é e como evitá-la

Planeje a sua nova rotina

Organize a agenda semanal com todos os seus compromissos. Assim, o cérebro vai entendendo, aos poucos, a sua nova rotina. Vale, também, deixar as anotações sempre por perto para eventuais consultas.

Vá com calma

Não se cobre tanto — no começo, é possível existirem dias em que a produtividade não está tão alta. Entenda que tudo faz parte do processo, e busque ajuda profissional se sentir que precisa.

Leve objetos de casa para voltar ao escritório

Deixe o porta-retrato da sala em sua mesa, ou a cartinha dos filhos na gaveta. Proporcione a si mesmo momentos de associação com o regime antigo.

Leia também: Como se sentir menos cansado durante o home office

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.