A temporada de vôlei de 2023 irá decidir as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem, e o clima das competições somado ao calor de verão mobilizaram a população. De acordo com o Ibope Repucom, em 2022, cerca de 96 milhões de internautas adultos no País se declararam interessados em vôlei. Ou seja, um número 113% maior na comparação com 2013. O destaque do esporte gera engajamento das comunidades, que são estimuladas a promover partidas entre amigos e familiares. Veja agora os benefícios desse esporte e quais são as regras para jogá-lo.
Leia mais: Como manter o foco nos treinos em 2023? Dicas
Como explica a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Erica Paes Serpa, a prática da modalidade esportiva é capaz de trazer benefícios para o corpo e para a mente. “Além de proporcionar a sensação de bem-estar, essa é uma atividade em equipe que pode estimular a mentalidade do trabalho em grupo”, afirma. “Com pouco contato físico nas ações, o risco de lesões por contato é bem menor, se comparado ao futebol ou ao handebol, por exemplo”, completa.
O vôlei também aumenta a taxa metabólica e fortalece o corpo, principalmente os membros superiores, como braços e ombros. “Mesmo em partidas que só acontecem nos finais de semana, entre amigos, é possível perceber melhora nas capacidades cardiorrespiratórias dos praticantes”, afirma. A professora ainda reforça os ganhos para o sistema cognitivo, uma vez que as tomadas de decisão precisam ser feitas rapidamente durante o jogo.
Fonte: Erica Paes Serpa, coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera.