Você sabia que manter a ingestão adequada de vitamina C durante toda a vida pode ajudar a prevenir a perda de músculos com a idade? Foi o que apontou uma pesquisa, publicada no The Journal of Nutrition.
Leia mais: Guia das vitaminas
Os pesquisadores utilizaram dados de mais de 13 mil homens e mulheres (com idades entre 42 e 82 anos) coletados por um estudo europeu. Assim, eles compararam a ingestão diária de vitamina C (conhecida também como ácido ascórbico) de cada um com as suas porcentagens de músculos e ossos.
Como resultado, os cientistas encontraram relações positivas entre as duas coisas. Portanto, se você consome adequadamente o nutriente ao longo da vida, a chance de sofrer com perda muscular e óssea acentuada (sarcopenia) na velhice diminui.
Leia também: Para que serve vitamina C, como tomar e benefícios
Com o envelhecimento, é inevitável que ocorra a perda de massa muscular e, consequentemente, isso compromete o desempenho físico. O processo tende a começar antes mesmo dos 40 anos e é conhecido como sarcopenia.
Essa condição pode afetar homens e mulheres, resultando em desafios para a manutenção de uma vida saudável e ativa na terceira idade. Estima-se que pessoas acima dos 50 anos perdem até 1% de músculos por ano. Infelizmente, isso pode gerar outros problemas, como:
A principal teoria por trás do uso do nutriente para o objetivo leva em conta o poder da vitamina C em ajudar a defender as células e tecidos do corpo contra os radicais livres — substâncias potencialmente nocivas que podem contribuir para a deterioração muscular se não controladas. Além disso, a deficiência de vitamina C no corpo causa uma doença chamada escorbuto, que gera anemia, queda dos dentes, dores nos músculos e febre.
Um outro estudo recente também relacionou o papel dela para o envelhecimento. Publicado na revista Nutrients, ele analisou outros 66 artigos científicos feitos entre 2000 e 2020. Como resultado, descobriu que a vitamina C traz benefícios para o metabolismo ósseo e ajuda a prevenir a osteoporose.
Mas não para por aí. A substância é usada pelo organismo para o crescimento e reparo de tecidos como tendões, ligamentos e até vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C ajuda na absorção de ferro (mineral que contribui para a nossa força muscular).
A quantidade ideal recomendada diária é de 75 mg a 90 mg por dia, a depender das necessidades nutricionais de cada pessoa. É até comum ultrapassar essa quantidade, mas geralmente não há efeitos colaterais. Alguns profissionais alertam que concentrações exageradas, superiores a 1 g, podem sobrecarregar os rins, mas há controvérsias.
Podemos encontrar o nutriente em frutas e verduras que consumimos no dia a dia, como acerola, camu-camu, pimentão amarelo, caju, couve e laranja, ou apostar nos suplementos com vitamina C, sejam eles em pastilhas efervescentes, balinhas de goma, comprimidos e líquido. Neste caso, antes de iniciar qualquer suplementação, procure um médico ou nutricionista para identificar as necessidades e determinar as doses ideais.
Os suplementos nutricionais de Centrum são excelentes opções para garantir a ingestão ideal de vitamina C e outros nutrientes. Cuidadosamente formulados, os suplementos ajudam a repor vitaminas que desempenham um papel fundamental na saúde do corpo.
Referências: