Viih Tube engordou “o dobro” na gestação; quanto é normal?

Gravidez e maternidade
15 de Dezembro, 2022
Viih Tube engordou “o dobro” na gestação; quanto é normal?

Desde que revelou a gestação ao público, Viih Tube tem dividido toda a experiência de gerar um bebê pela primeira. Sem dar detalhes sobre a idade gestacional, a influenciadora já relatou que está com lapsos de memória, condição chamada “mommy brain“. Além disso, Viih Tube contou que engordou “o dobro do esperado”.

Em setembro, quando descobriu a gravidez, estava com 57 kg; agora, em dezembro, está pesando 69 kg. “A gente imaginava que eu ia estar pesando sei lá, três, quatro [kg]. Então eu engordei mais do que deveria e agora, dieta! Eba!”, disse Viih Tube nos stories do Instagram.

Veja também: Afinal, quando o bebê começa a engatinhar? Saiba como estimulá-lo

Viih Tube engordou mais do que o esperado. Existem riscos para a mãe e o bebê?

Mudanças no corpo da mulher durante a gestação são inevitáveis, e a principal delas é o aumento do peso. Tal processo é provocado não somente pela presença do bebê, mas também por fatores como retenção de água, aumento do volume de sangue circulante, peso do líquido amniótico e da placenta.

Embora tenha engordado acima da expectativa médica, Viih Tube afirmou que a saúde de seu bebê está ótima e não há riscos de diabetes gestacional ou “outro problema”.

No entanto, as futuras mamães precisam ficar de olho no ganho de peso, pois cada gestação tem suas particularidades. É muito comum que as gestantes “comam por dois” com a crença de que isso é necessário.

Mas, ao contrário do que se pensa, basta um aumento de 200 a 300 calorias por dia na dieta atingir a meta necessária para gerar uma criança saudável. Também é indicado que a mãe não passe mais de três horas sem comer para evitar a hipoglicemia.

Outros motivos para controlar o peso na gravidez

Além de possíveis complicações como o diabetes gestacional, a gestante apresenta maior risco de desenvolver obesidade. Sem falar que os quilos a mais podem provocar dores nas costas e articulações, inchaço, prisão de ventre, infecções e dificuldades para respirar e dormir.

Mas, quanto é normal engordar na gravidez? De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Women’s Health, somente 25% das mães sabiam como deveria ser o ganho de peso durante a gestação.

Conforme as diretrizes de saúde, a maior parte do ganho de peso na gravidez deve ocorrer no 2º e no 3º trimestres. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2 kg. A partir do 2º trimestre, acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.

Assim, o normal é a mulher ganhar de 8 a 12 kg no total. Portanto, engordar 12 kg como Viih Tube em um curto período, não é algo saudável, visto que a gestação ainda está no início.

Vale repetir que cada caso exige uma avaliação individual, pois diversos fatores podem alterar esse número. Por isso, a mulher deve fazer o acompanhamento pré-natal com um profissional capacitado para garantir que esteja tudo bem com as saúdes dela e do bebê.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Entenda o que é a dislexia e como acolher alguém com a condição
Gravidez e maternidade Saúde

O que é dislexia? Sintomas, tratamento e como oferecer ajuda

Mais comum entre meninos na idade pré e escolar, a dislexia atrapalha o processo de aprendizagem da criança

Cardiopatia congênita
Gravidez e maternidade Saúde

Cardiopatia congênita: o que é, tipos, sintomas e diagnóstico

Confira os principais tipos e como são feitos os tratamentos

Mulher grávida ao lado de um médico, que está olhando uma prancheta, explicando as doenças mais comuns na gravidez
Gravidez e maternidade Saúde

7 doenças mais comuns na gravidez e como identificá-las

As alterações da gravidez podem enfraquecer o sistema imunológico da mulher, tornando-a mais propensa a doenças e infecções comuns no período