Varinha de Kansa: Conheça o acessório de massagem facial

20 de dezembro, 2019

Quem gosta de aparelhos de massagem facial como rolo de jade e gua sha, precisa conhecer a novidade da vez: varinha de Kansa. A varinha de Kansa (ou Kansa wand) é um acessório tradicional da Medicina Ayurveda

Segundo a tradição antiga, ajuda a equilibrar os três doshas na pele. Como lembrete, o equilíbrio é a parte mais importante do ayurveda, e você consegue isso equilibrando seus três doshas: vata, pitta e kapha. Os médicos ayurvédicos geralmente descrevem os doshas como seu tipo de saúde. Mas, quando falamos especificamente sobre pele, os doshas estão conectados a várias condições ou atributos. Vatas são secas e facilmente irritáveis, pittas são propensas a acne e oleosas.) Assim, você pode equilibrar a pele com vários óleos, tônicos – e esta varinha.

A ferramenta foi criada na Índia. A varinha de Kansa é feita de um cabo de madeira maciça e metal kansa, que é muito importante por suas propriedades curativas, dita a tradição. O metal Kansa é um tipo específico de metal de bronze ou uma mistura de cobre e estanho. Diz-se que proporciona um efeito desintoxicante – e é usado como matéria-prima para muitas coisas, de xícaras a pratos.

Leia também: Rolo de jade: Tudo sobre o acessório de massagem facial

varinha de kansa

Como a varinha de Kansa funciona e benefícios

Equilibrar o pH da pele

Segundo os praticantes ayurvédicos, esse metal equilibra qualquer acidez na pele. Ele forma uma reação química com o soro fisiológico e neutraliza o desequilíbrio de pH. No entanto, devemos observar que não há pesquisas feitas no momento que conectem esse metal específico a um pH mais equilibrado.

Porém, sabemos por pesquisas que o pH é muito importante para a saúde da pele (ter um pH adequado ajuda o microbioma da pele a florescer). Também sabemos que o pH pode ser interrompido por sabonetes, outros produtos de beleza ou fatores de estilo de vida. Assim, os especialistas identificaram muitas medidas de equilíbrio de pH ao longo dos anos, incluindo a eliminação de surfactantes agressivos e o uso de produtos amigáveis ​​ao microbioma. Portanto, esteja atento ao que você está usando na pele.

Incentiva a drenagem linfática

Acredita-se também que a massagem facial é capaz de promover a drenagem linfática, de acordo com os médicos holísticos. A linfa é um sistema circulatório altamente subestimado dentro do corpo e é responsável por desintoxicar os resíduos da pele em nível celular, além de muitas outras funções. Algumas pesquisas foram feitas sobre manipulação manual e drenagem linfática. Mas, o foco principal tem sido a medicina esportiva, e não a estética. Por exemplo, um estudo descobriu que a massagem linfática pode reduzir o inchaço nos pacientes. No entanto, outro concluiu que uma pessoa saudável não precisa estimular a drenagem linfática porque o processo ocorre por si só.

Massagem facial faz bem para a pele

Finalmente, em seu nível mais geral, existem muitos estudos que conectam massagem e manipulação facial regulares a uma pele mais saudável. Um estudo de 2018 do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, descobriu que a massagem diária aumentou a circulação sanguínea no rosto, além de dilatar os vasos sanguíneos para melhorar a circulação a longo prazo. Outro estudo recente descobriu que os benefícios de um produto foram amplificados quando combinados com uma ferramenta de massagem facial, embora a razão pela qual não seja totalmente compreendida.

Leia também: Gua sha: Massagem facial feita com cristais

Como usar

Para usar a varinha Kansa, é necessário combiná-la com um soro fisiológico facial. Na Índia, eles usam um soro com infusão de açafrão, que ajuda no brilho e na inflamação. Desse modo, ao utilizar a varinha Kansa com o produto certo, os dois funcionarão em sinergia. 

Outro ponto importante a ser observado é tomar cuidado com falsificações. Como qualquer ferramenta, há uma enorme variação na qualidade. Porém, o Kansa é puro. Assim, qualquer varinha com zinco ou metais que não seja cobre ou alumínio não é genuíno e você não deve usá-lo.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.