Vácum abdominal ou prancha para secar a barriga?

Bem-estar Movimento
19 de Janeiro, 2024
Vácum abdominal ou prancha para secar a barriga?

Um conjunto de estratégias pode ajudar a secar o abdômen. A primeira delas é investir numa alimentação saudável, evitando o consumo de alimentos gordurosos e industrializados. Outra dica bastante comum é inserir variados tipos de exercícios abdominais nos treinos diários. Por exemplo, a famosa prancha ou o vácum abdominal. Mas dentre os dois, qual é a melhor opção para deixar o abdome torneado? Veja o que diz uma personal trainer.

Leia mais: Treino de abdômen em pé: exercícios para conquistar a barriga chapada

Benefícios e como fazer

Vácum abdominal

O exercício fortalece o transverso abdominal, melhorando a estabilidade do tronco. Além disso, pode contribuir para uma postura mais ereta e estável, bem como reduzir o diâmetro da cintura. O exercício também proporciona suporte adicional à coluna vertebral, o que pode ser benéfico para a prevenção de dores nas costas. Veja como fazer:

  • Primeiramente, deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Relaxe os ombros e mantenha a coluna neutra.
  • Então, inspire profundamente pelo nariz. Expire completamente pela boca, expulsando todo o ar dos pulmões. Enquanto exala, contraia os músculos abdominais, especialmente o músculo transverso abdominal, como se estivesse puxando o umbigo em direção à coluna vertebral. Tente manter os músculos abdominais contraídos durante a expiração.
  • Mantenha a contração dos músculos abdominais por 10 a 20 segundos, ou o tempo que conseguir confortavelmente. Continue respirando de forma superficial enquanto mantém a contração abdominal. Relaxe os músculos abdominais durante a inspiração. Repita o processo várias vezes.

Prancha abdominal

A prancha traz muitos benefícios para a saúde. Por exemplo,  melhora a postura, aumenta a força muscular, fortalece o core, melhora a coordenação motora, reduz o estresse e ajuda a queimar calorias. Veja como fazê-la:

  • Primeiramente, deite de barriga para baixo e deixe os antebraços apoiados no chão (use um colchonete embaixo do corpo para mais conforto);
  • Então, apoie os dois pés no chão na largura dos ombros e levante o quadril e o tronco, mantendo o corpo em uma linha reta (olhe para baixo e não levante demais o bumbum);
  • Lembre-se de contrair bem o abdômen durante toda a execução do exercício. Por fim, mantenha-se na posição o tempo que conseguir.

Vácum abdominal ou prancha para secar o abdômen?

De acordo com Luciana Gusmão, personal trainer, realizar a prancha todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Assim, pode trazer benefícios para quem quer secar o abdome. “Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Por isso, é um exercício importante, principalmente para quem passa grande parte do tempo sentado”, explica.

Por outro lado, o vácum abdominal pode ser feito em qualquer horário do dia para ativar o transverso abdominal antes dos exercícios. Porém, para dar mais resultados e afinar a cintura, é indicado realizar o exercício 10 minutos todos os dias, em jejum pela manhã. Ou seja, completa Luciana, os exercícios têm objetivos diferentes. Por isso, devem ser usados em conjunto.

Fonte: Luciana Gusmão, personal e profissional de educação física.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva