Ministério da Saúde deixa de recomendar o uso das vacinas AstraZeneca e Janssen

Saúde
13 de Abril, 2023
Ministério da Saúde deixa de recomendar o uso das vacinas AstraZeneca e Janssen

Desde o final de 2022, o Ministério da Saúde recomenda que as vacinas AstraZeneca e Janssen (de vetor viral) contra a Covid-19 não sejam mais utilizadas por pessoas com menos de 40 anos.

De acordo com o órgão, 98 casos de suspeita de Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (queda de plaquetas) com as vacinas como possível causa foram notificados no e-SUS.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, 34 destes casos foram relacionados com as vacinas de vetor viral, ou seja, AstraZeneca e Janssen. Além disso, os quadros eram prevalentes em mulheres.

Até o momento, o vacinômetro mostrou que já foram aplicadas quase 512 milhões de doses dessas vacinas, sendo 153 milhões da AstraZeneca e 30 milhões da Janssen.

Mas é importante ressaltar que são necessárias mais comprovações científicas para comprovar claramente a relação entre o uso de vacinas de vetor viral e a trombose. 

Leia também: Posso pegar Covid-19 mesmo após tomar as duas doses da vacina?

AstraZeneca e Janssen: trombose

A trombose é uma obstrução causada por coágulos de sangue em veias ou artérias. Às vezes, esses coágulos podem se dissolver de forma espontânea, mas alguns quadros geram complicações severas — como AVC, infarto agudo do miocárdio, embolia pulmonar, situações que podem levar à morte. Saiba tudo sobre o assunto e aprenda a se prevenir.

Estima-se que de 10% a 15% dos pacientes internados por conta da infecção do novo coronavírus tenham apresentado algum evento trombótico. Aliás, em casos de pacientes na UTI, esse número pode chegar a 30% — taxas muito altas se comparadas ao período pré-pandemia. Isso acontece porque o SARS-CoV-2 pode danificar o endotélio (camada interna da parede dos vasos sanguíneos). Essa é uma parte responsável por não permitir que o sangue coagule. Então, se o vírus danifica a camada, a deixa mais propensa à formação de trombo. Porém, é importante salientar que a maioria dos quadros de trombose não está associada à Covid-19.

Referências: BBC e Sociedade Brasileira de Imunizações

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca