Rio de Janeiro começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos
Na última quinta-feira (14), o prefeito Eduardo Paes anunciou que vai vacinar crianças de 3 e 4 anos a partir desta sexta-feira (15) no município do Rio de Janeiro. A região torna-se a primeira a divulgar o calendário de imunização contra Covid-19 desta faixa etária.
A decisão de Eduardo aconteceu um dia depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da CoronaVac para o público infantil a partir dos três anos. No entanto, o representante não aguardou o aval do Ministério da Saúde e a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Dessa forma, o município segue as orientações da Anvisa para realizar a imunização infantil. Em outras palavras, as crianças das faixas etárias indicadas deverão tomar duas doses da vacina CoronaVac, com um intervalo de 28 dias entre elas. Isso é possível porque o imunizante para os pequenos é o mesmo dos adultos. Logo, não é preciso adaptar a fórmula para uma versão pediátrica.
Veja a seguir as datas do calendário vacinal de imunização contra Covid-19 para crianças de três a cinco anos, no município do Rio de Janeiro:
- 15/07 a 19/07: crianças de quatro anos;
- 20/07 a 23/07: crianças de três anos.
Leia mais: Posso tomar a vacina da gripe ou Covid gripado? Especialista responde
São Paulo vai esperar para vacinar crianças de 3 e 4 anos
Embora a notícia seja positiva para quem reside no Rio de Janeiro, ela não se estende para o público de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, eles irão aguardar o Ministério da Saúde integrar a CoronaVac para crianças de três a cinco anos no PNI. A partir disso, as datas da imunização deste público serão estabelecidas e divulgadas.
A Secretaria ainda informou que espera que o MS envie mais doses do imunizante para o estado. Somente a partir disso será possível estender a vacinação para esta nova faixa etária pediátrica.
Ainda na última quinta-feira (14), o ministro da saúde, Marcello Queiroga, disse que a pasta irá avaliar os dados da decisão da Anvisa na próxima segunda-feira. E, assim, decidirá sobre a inclusão da CoronaVac para o público infantil no PNI.