Vacina da Pfizer contra Covid é liberada para crianças de 6 meses a 4 anos

Saúde
28 de Dezembro, 2022
Vacina da Pfizer contra Covid é liberada para crianças de 6 meses a 4 anos

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para todos os bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. A nova recomendação saiu em uma nota técnica, assinada no dia 23 pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses da “Pfizer Baby” apenas para as crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade. A aprovação do imunizante pela Anvisa ocorreu em setembro para todas as crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, sem restrição de aplicação. Com a atualização, o uso dessa vacina será ampliado no Brasil.

Leia mais: Vacinação das crianças: por que não deixar de imunizar os pequenos?

Nova recomendação sobre vacina da Pfizer contra Covid

De acordo com a nova recomendação do Ministério da Saúde, a ampliação da “Pfizer Baby” deve ser feita de forma gradual, priorizando crianças com comorbidades.

Para crianças sem comorbidades, o imunizante deve seguir uma ordem de acordo com a faixa etária:

  • Primeiramente, crianças de 6 meses a menores de 1 ano;
  • Na sequência, crianças de 1 a 2 anos;
  • Crianças com 3 anos;
  • Por fim, com 4 anos de idade.

No entanto, crianças de 3 e 4 anos de idade que receberam a primeira dose da Coronavac devem completar o esquema vacinal (segunda dose) com a Coronavac, e não com a Pfizer Baby.

Novo intervalo entre as doses

O Ministério da Saúde também fez mudanças na recomendação do intervalo de aplicação das três doses da Pfizer Baby.

A partir de agora, o PNI orienta a aplicação das duas primeiras doses com um intervalo de quatro semanas. Isto é, não mais de três semanas, como é proposto pelo laboratório fabricante da vacina. A terceira dose deve ser aplicada pelo menos oito semanas após a segunda. Segundo o governo, “questões operacionais da vacinação” são a justificativa para a mudança.

Por fim, vale lembrar que a vacina da Pfizer destinada para crianças de 6 meses a 4 anos possui a tampa do frasco na cor vinho, diferentemente dos outros imunizantes do laboratório. O imunizante para crianças de 5 a 11 anos tem a tampa laranja. Já a vacina da Pfizer aplicada a partir dos 12 anos possui frasco na cor roxa.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show