Vacina da Pfizer contra Covid é liberada para crianças de 6 meses a 4 anos
O Ministério da Saúde decidiu ampliar o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para todos os bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. A nova recomendação saiu em uma nota técnica, assinada no dia 23 pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses da “Pfizer Baby” apenas para as crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade. A aprovação do imunizante pela Anvisa ocorreu em setembro para todas as crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, sem restrição de aplicação. Com a atualização, o uso dessa vacina será ampliado no Brasil.
Leia mais: Vacinação das crianças: por que não deixar de imunizar os pequenos?
Nova recomendação sobre vacina da Pfizer contra Covid
De acordo com a nova recomendação do Ministério da Saúde, a ampliação da “Pfizer Baby” deve ser feita de forma gradual, priorizando crianças com comorbidades.
Para crianças sem comorbidades, o imunizante deve seguir uma ordem de acordo com a faixa etária:
- Primeiramente, crianças de 6 meses a menores de 1 ano;
- Na sequência, crianças de 1 a 2 anos;
- Crianças com 3 anos;
- Por fim, com 4 anos de idade.
No entanto, crianças de 3 e 4 anos de idade que receberam a primeira dose da Coronavac devem completar o esquema vacinal (segunda dose) com a Coronavac, e não com a Pfizer Baby.
Novo intervalo entre as doses
O Ministério da Saúde também fez mudanças na recomendação do intervalo de aplicação das três doses da Pfizer Baby.
A partir de agora, o PNI orienta a aplicação das duas primeiras doses com um intervalo de quatro semanas. Isto é, não mais de três semanas, como é proposto pelo laboratório fabricante da vacina. A terceira dose deve ser aplicada pelo menos oito semanas após a segunda. Segundo o governo, “questões operacionais da vacinação” são a justificativa para a mudança.
Por fim, vale lembrar que a vacina da Pfizer destinada para crianças de 6 meses a 4 anos possui a tampa do frasco na cor vinho, diferentemente dos outros imunizantes do laboratório. O imunizante para crianças de 5 a 11 anos tem a tampa laranja. Já a vacina da Pfizer aplicada a partir dos 12 anos possui frasco na cor roxa.