Usar o celular no banheiro faz mal à saúde?

Bem-estar Saúde
26 de Abril, 2023
Usar o celular no banheiro faz mal à saúde?

Em 2021, os brasileiros passam cerca de 5,4 horas expostos às telas. A constatação é de um relatório da plataforma AppAnnie, que considera apenas celulares Android. Esse dado faz do Brasil, o 1º país que mais gasta tempo utilizando o celular ao lado da Indonésia, que também possui a mesma média. Com tanto tempo assim, isso significa que o aparelho está presente no nosso dia-a-dia, inclusive no banheiro. Mas será que usar o celular no banheiro pode oferecer riscos à saúde? Continue lendo e entenda.

Veja também: Mudança de hábito: a chave para ter uma vida mais saudável

O hábito de usar celular no banheiro 

Embora os celulares sejam indispensáveis na rotina, utilizá-los no banheiro pode sim oferecer riscos à saúde devido a potencial infecção bacteriana. Uma das mais comuns é a E.coli, que pode causar diarreia, e por actinobacteria, que pode causar problemas como difteria e tuberculose. Apesar de ser menos comum, o aparelho também pode acumular bactérias que causam meningite e infecções no trato urinário

Geralmente, a contaminação acontece quando acionamos a descarga com a tampa do vaso aberta. Isso faz com que os patógenos sejam liberados no ar e acabem se espalhando pelas superfícies próximas, sendo que o celular é uma delas. Dessa forma, as bactérias podem atingir um metro e meio no ar e permanecem suspensa por uma hora ou mais antes. A situação pode ficar ainda pior em banheiros públicos sem ventilação e com excesso de sujeira.

Além disso, outro problema causado pelos celulares é o risco de hemorroida. Estudos apontam que, ao levar o aparelho ao banheiro, as pessoas acabam por continuar fazendo força para evacuar, mesmo quando já não é mais necessário. Isso faz com que as veias do reto se dilatem, favorecendo o surgimento das hemorroidas. 

Como higienizar o celular corretamente?

Os aparelhos celulares não são necessariamente vilões. Mas, sempre que puder, evite o uso deles quando for ao banheiro. Além disso, com o tempo, é natural que os aparelhos fiquem sujos com poeira, germes, pó e bactérias. Portanto, criar uma rotina de limpeza com certeza diminuirá os riscos de contaminação. Confira dicas de como fazer isso: 

  • Utilize spray de álcool isopropílico e um pano para limpar a superfície do aparelho todos os dias; 
  • Lave bem as mãos após usar o banheiro e higienizar o celular;
  • Limpe o carregador e os fones de ouvido frequentemente;

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas