Como você usa seu tempo?

Bem-estar Equilíbrio
05 de Agosto, 2019
Como você usa seu tempo?

“De nada adianta organizar, planejar, fazer uma lista do que precisa ser feito e ela se transformar em um objeto inútil. Se quer conquistar e obter resultados, pare de enrolar e faça. O procrastinador está sempre adiando o que precisa ser feito. Procrastinar é um hábito inimigo da produtividade e não nos permite aproveitar todo nosso potencial. É o comportamento de adiar tarefas, transferir atividades, o ‘depois eu faço’. A pessoa faz várias pequenas coisas ao mesmo tempo e deixa de fazer o que é realmente necessário para chegar aos resultados.

Leia também: Você sofre de Síndrome da pressa?

Não negocie com a procrastinação. Isso porque seu foco precisa estar na sua rotina diária para você atingir os seus objetivos.

O cérebro do procrastinador é cruel, porque vai sempre achar um jeito de adiar o que é relevante e precisa ser feito, vai sempre achar uma brecha para executar tarefas secundárias que não te levam a lugar algum.

Se você vive dizendo que deveria fazer algo e não faz, você ‘enche’ sua mente de ‘lixo mental’, e ela se torna extremamente desorganizada. Isso gera extrema ansiedade.

Não é que a pessoa passe o dia à toa, muito pelo contrário: ela passa o dia pulando de tarefa em tarefa, e não faz o que realmente vai fazer diferença na vida dela.

Mas reflita…O que você está fazendo está te aproximando ou te distanciando do seu objetivo, do seu propósito?

Tempo cronológico e psicológico

Cronos: significa o tempo comum, real, visível, burocrático — por exemplo, horários, atrasos e prazos. Medido pelo relógio e controlado pelo calendário. 

É o que dita o ritmo de nossas vidas, que controla e estabelece limites para o futuro, por isso usamos expressões como cronograma, cronômetro. Tempo que mede o meu ‘fazer’.

Já a percepção que cada pessoa tem em relação à forma como os seus dias passam, como vivencia a própria vida é chamado de tempo psicológico e não pode ser medido, pois é subjetivo. É o tempo vivido, qualitativo, responsável pela paixão e pelas mudanças. Tempo que descobrimos o nosso meu ‘ser’

As pessoas não estão com falta de tempo, mas com excesso de informações

Cada momento não aproveitado, cada minuto perdido é um tempo desperdiçado, porque não existe uma maneira de recuperarmos o que ficou para trás. Portanto, não podemos estocar o tempo para o futuro.

O tempo é perecível, e não renovável. Não existem maneiras de obter mais tempo, quando ele acaba, acaba. Sua qualidade dependerá do que fizermos com ele. Quando não administramos bem o próprio tempo, jogamos fora nossas vidas.

Ajustar o tempo psicológico para funcionar de acordo com o cronológico é a melhor maneira de fazer uso dos seus poderes de ação e de transformação, para realizar o que deseja e construir a sua história. 

Uma das formas mais eficazes de conseguir isso é fazendo um uso mais inteligente do seu tempo, organizando compromissos e estabelecendo metas. O que viveu no passado deve ser utilizado para inspirar novas atitudes no presente e mudar aquilo que não vai bem.

A chave para desfrutar do seu tempo de forma positiva é estar ciente de onde deseja ir, ou seja, de tudo o que quer realizar no futuro, mas dedicar toda a sua atenção para os passos que está dando agora, no presente, pois eles são os responsáveis pelo que virá. 

Aproveite a oportunidade de mudar, evoluir e realizar o que você tem agora, assim, o seu tempo psicológico será ajustado para que desfrute dele ao máximo, vivendo cada segundo de forma plena.

Dicas de como usar melhor o nosso tempo

  • Tenha atitude para mudar os seus hábitos;
  • Defina os objetivos a alcançar;
  • Mantenha o foco e priorize as tarefas;
  • Seja sincero sem agressividade e aprenda a dizer NÃO. Delegue;
  • Coloque limites, respeite os seus;
  • Assuma uma postura mais assertiva e proativa;
  • Identifique suas emoções e pratique o autoconhecimento;
  • Deixe de ser vítima, culpando os outros por tudo, sejam responsáveis por seus atos;
  • Respeite o próprio ritmo para não adoecer;
  • Quem faz o seu tempo é você, então limite o tempo para cuidar-se: atividades físicas, dieta balanceada, trabalhar, dormir, etc;
  • Valorizar as memórias boas e apagar as ruins;
  • Pensar no futuro para fazer escolhas melhores;
  • Aja mais e reaja menos.

Reflita…

A direção é muito mais importante do que a velocidade. Muitas pessoas têm ritmo, têm velocidade, mas não sabem para onde estão indo, pior: não sabem nem aonde desejam chegar.

O tempo é democrático e pessoal, é distribuído igualmente para todos, ninguém consegue mais tempo. Conviver com o tempo, é saber que apesar de inúmeras ferramentas, no fundo não existe um jeito certo ou jeito errado para administrá-lo. Existe o seu jeito, portanto não o desperdice.”

Linda Vieira – Psicóloga Clínica com com abordagem Fenomenológico-Existencial. Experiência em: depressão, fobias, estresse, ansiedade, sexualidade, relacionamentos e medos. Parceira no Programa de Emagrecimento Tecnonutri.

Leia também: O que a meditação pode fazer pela sua saúde

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!