Umidificador de ar: veja os benefícios contra doenças respiratórias e alergias

Casa Saúde
24 de Outubro, 2022
Umidificador de ar: veja os benefícios contra doenças respiratórias e alergias

Manter a qualidade do ar dentro de casa é fundamental para evitar doenças respiratórias e alergias, como a rinite ou a sinusite. A maneira mais prática para isso é ter um umidificador de ar. Confira as dicas de um especialista.

Leia mais: Plantas umidificadoras: Espécies que melhoram a qualidade do ar

A importância de ter um ar de qualidade dentro de casa

De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Fernão Bevilacqua, além do olfato, o nariz serve para aquecer, umedecer e filtrar o ar que vai para o pulmão. Quando a qualidade do ar está inadequada, a nossa respiração fica prejudicada. Por isso, ter um ar de má qualidade dentro de casa pode estimular o surgimento de doenças. 

“Um evento inflamatório na nossa mucosa pode desencadear um processo inflamatório no nariz, favorecendo o surgimento de rinite, rinossinusite e até asma”.

Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa?

O acúmulo de poeira é um dos vilões da qualidade do ar. Pessoas que são alérgicas ou muito sensíveis a esse tipo de locais podem ser prejudicadas.  “Ambientes muito fechados e sem ventilação propiciam o crescimento de ácaros”, alerta.

Para evitar esse problema, o médico explica que o ideal é manter o ambiente arejado, com bastante ventilação e, se possível, com a luz do sol na maioria dos cômodos, evitando o uso de cortinas.

Além disso, casas com muitos tapetes, móveis e cortinas precisam ser higienizadas frequentemente, para não ocasionar o acúmulo de poeira. Confira outras dicas:

  • Não fumar dentro de casa; 
  • Evitar umidade nas paredes;
  • Ter tapetes e cortinas que possam ser colocados ao sol – se possível, semanalmente;
  • Evitar carpetes (o ideal é que o piso seja frio);
  • Não varrer o chão. O ideal é passar um pano úmido.

Benefícios de ter um umidificador de ar em casa

Segundo o Dr. Fernão Bevilacqua, os umidificadores de ar contribuem na melhoria da qualidade do ar. “Você pode utilizá-lo durante o dia para deixar o ambiente mais úmido. No entanto, recomendo que, na hora de dormir, ele seja desligado, evitando a proliferação de fungos e bactérias, ácaros, entre outros”, sugere.

O umidificador de ar ajuda a ter uma respiração mais adequada. “O ar chega ao pulmão por meio de uma troca gasosa que se dá num meio aquoso. Então, o ar precisa ter a umidade necessária. A indicação é utilizá-lo, sobretudo, em dias muito secos”, afirma o otorrinolaringologista.

Graças a névoa que o aparelho exala, o sistema respiratório e as cordas vocais tendem a ficar hidratadas. Isso auxilia no alívio da tosse seca, congestão nasal e outros sintomas de resfriados e alergias. O uso do umidificador também pode melhorar a qualidade do sono (principalmente do bebê) e evitar o congestionamento nasal, típico do ar seco.

Quem não tem acesso ao umidificador também pode colocar um balde d’água no quarto, pois também ajuda a umidificar o ambiente. 

Fonte: Dr. Fernão Bevilacqua, Otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS). É membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Academia Brasileira de Audiologia APM CFM. CRM: 143.759.

Leia também:

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais