Umidificador de ar: veja os benefícios contra doenças respiratórias e alergias

Casa Saúde
24 de Outubro, 2022
Umidificador de ar: veja os benefícios contra doenças respiratórias e alergias

Manter a qualidade do ar dentro de casa é fundamental para evitar doenças respiratórias e alergias, como a rinite ou a sinusite. A maneira mais prática para isso é ter um umidificador de ar. Confira as dicas de um especialista.

Leia mais: Plantas umidificadoras: Espécies que melhoram a qualidade do ar

A importância de ter um ar de qualidade dentro de casa

De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Fernão Bevilacqua, além do olfato, o nariz serve para aquecer, umedecer e filtrar o ar que vai para o pulmão. Quando a qualidade do ar está inadequada, a nossa respiração fica prejudicada. Por isso, ter um ar de má qualidade dentro de casa pode estimular o surgimento de doenças. 

“Um evento inflamatório na nossa mucosa pode desencadear um processo inflamatório no nariz, favorecendo o surgimento de rinite, rinossinusite e até asma”.

Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa?

O acúmulo de poeira é um dos vilões da qualidade do ar. Pessoas que são alérgicas ou muito sensíveis a esse tipo de locais podem ser prejudicadas.  “Ambientes muito fechados e sem ventilação propiciam o crescimento de ácaros”, alerta.

Para evitar esse problema, o médico explica que o ideal é manter o ambiente arejado, com bastante ventilação e, se possível, com a luz do sol na maioria dos cômodos, evitando o uso de cortinas.

Além disso, casas com muitos tapetes, móveis e cortinas precisam ser higienizadas frequentemente, para não ocasionar o acúmulo de poeira. Confira outras dicas:

  • Não fumar dentro de casa; 
  • Evitar umidade nas paredes;
  • Ter tapetes e cortinas que possam ser colocados ao sol – se possível, semanalmente;
  • Evitar carpetes (o ideal é que o piso seja frio);
  • Não varrer o chão. O ideal é passar um pano úmido.

Benefícios de ter um umidificador de ar em casa

Segundo o Dr. Fernão Bevilacqua, os umidificadores de ar contribuem na melhoria da qualidade do ar. “Você pode utilizá-lo durante o dia para deixar o ambiente mais úmido. No entanto, recomendo que, na hora de dormir, ele seja desligado, evitando a proliferação de fungos e bactérias, ácaros, entre outros”, sugere.

O umidificador de ar ajuda a ter uma respiração mais adequada. “O ar chega ao pulmão por meio de uma troca gasosa que se dá num meio aquoso. Então, o ar precisa ter a umidade necessária. A indicação é utilizá-lo, sobretudo, em dias muito secos”, afirma o otorrinolaringologista.

Graças a névoa que o aparelho exala, o sistema respiratório e as cordas vocais tendem a ficar hidratadas. Isso auxilia no alívio da tosse seca, congestão nasal e outros sintomas de resfriados e alergias. O uso do umidificador também pode melhorar a qualidade do sono (principalmente do bebê) e evitar o congestionamento nasal, típico do ar seco.

Quem não tem acesso ao umidificador também pode colocar um balde d’água no quarto, pois também ajuda a umidificar o ambiente. 

Fonte: Dr. Fernão Bevilacqua, Otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de SP (HAS). É membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Academia Brasileira de Audiologia APM CFM. CRM: 143.759.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória