Treino parkour: O que é e quais são os benefícios
Apesar de ser mais comum em séries e filmes, é provável que você já tenha visto por aí pessoas pulando muros e fazendo acrobacias na cidade. Estamos falando de uma prática cada vez mais conhecida: o treino parkour.
O esporte surgiu na França, em 1980, e vem se popularizando no Brasil desde 2004.
O treino parkour tem como objetivo superar obstáculos apenas com o próprio corpo. Assim, os exercícios podem incluir escalar muros, equilibrar-se em corrimãos, saltar sobre vãos, entre outros movimentos que envolvem deslocar-se.
Leia também: Melhores exercícios para secar gordura e ganhar músculos
Principais movimentos do treino parkour
Como os outros esportes, os movimentos do parkour também são característicos e possuem nomes. O Wall Run, por exemplo, é a famosa técnica de escalar paredes. Para realizá-lo, você deve correr em direção a uma parede, pular e apoiar um pé na parede na mesma altura do quadril.
Em seguida, com o pé apoiado, empurre a parede durante o salto para cima. O recomendado é que o local tenha um suporte para as mãos, para o esportista conseguir erguer o corpo e escalá-lo.
Já o Monkey Vault consiste em pular obstáculos suavemente, prestando atenção em alguns detalhes. Portanto, para praticá-lo é simples: agachado, estenda os seus braços à sua frente, apoiando o peso nas mãos e nos punhos em contato com o chão. Logo após, traga as pernas para frente, entre os braços, e, antes de tocar os pés no chão, levante os braços.
Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos
Benefícios
Conheça os principais benefícios da prática do parkour:
- Flexibilidade: Com o tempo, o treino parkour permite o aumento da mobilidade e da postura. Sendo assim, é essencial para melhorar a flexibilidade do corpo;
- Coordenação motora: O aumento da coordenação motora também é um dos maiores benefícios deste treino. Isso porque durante os movimentos, o indivíduo deve se equilibrar com o peso do próprio corpo, de forma eficiente e controlada;
- Bem-estar: O treino parkour ajuda a melhorar a saúde mental e emocional. Pois estimula a produção dos hormônios da felicidade, como a endorfina, a dopamina e a serotonina. Isso porque essas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar que temos após algum exercício físico.