Treino online: Como aproveitar as aulas durante a quarentena
Com as academias ainda fechadas e as restrições da pandemia limitando as aulas ao ar livre, o condicionamento físico se tornou virtual. Ou seja, o treino online é uma realidade para muitos.
Até pessoas que não eram das mais ativas estão experimentando as videoaulas pela praticidade de poder fazer exercícios físicos no conforto de casa, além de serem acessíveis financeiramente. Tem aula gratuita gravada ou a preços módicos. E personal trainers praticando preços mais baixos do que os das aulas tradicionais.
Porém, o treino online pode ser um desafio para quem está começando. Ou até para os mais experientes, mas que estão acostumados com as instruções presenciais, os aparelhos e acessórios. Afinal, treinar com um professor através de uma tela é bem diferente de tê-lo ao seu lado.
Contudo, isso não significa que o treino online precisa ser pior ou mais fraco. Na verdade, há diversos benefícios em treinar com um personal trainer virtual. Especialmente se você aprender algumas dicas e truques para tirar o melhor proveito dessas aulas.
Dicas simples de como potencializar o treino online
Encontre um profissional de confiança
O que não falta é gente sem experiência gravando aulas e disponibilizando nas redes sociais e Youtube. E os prejuízos podem ser diversos em seguir os passos de quem não é capacitado. Desde dores até lesões mais sérias. Portanto, vá atrás de alguém que tenha formação e conhecimento de treinamento adequado para ajudá-lo a se exercitar com segurança e eficácia.
Seja flexível com suas metas
Estabeleça metas realistas e um cronograma. Mas, não tenha medo de ajustá-los sempre que necessário. O treino online pode não parecer favorável para a criação de novos objetivos de condicionamento físico. Mas, trabalhar com um bom treinador o torna mais fácil, acessível e rastreável. Mesmo se você não for fisicamente checar com seu treinador uma vez por semana como está o seu desempenho.
Olhe para o seu progresso de maneira diferente
Mesmo se você tiver alguns halteres e elásticos, as chances são muito altas de que seu equipamento não seja tão robusto quanto o que está acostumado em uma academia. Porém, é aí que entra a flexibilidade, especialmente para quem sempre acompanhou o progresso com os equipamentos. Portanto, nesse momento, entra a criatividade. Peso do próprio corpo, elástico, bola de pilates e até aumentar o número de repetições…
Escolha um cômodo ou espaço da casa para o treino online
Assim como o cantinho do home office, é preciso destinar um local específico para treinar em casa. Mas, se não for possível ter um cômodo separado apenas para isso, crie um cantinho especial para “montar” sua academia caseira. Pois, isso vai estimular o cérebro e mandar a informação de que você está em seu ambiente de exercícios físicos toda vez que estiver lá. Portanto, evite comer, ver televisão ou realizar outras atividades que não sejam relacionadas aos treinos neste espaço.
Leia também: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa