Treino na sauna: a prática feita por Jade Picon é recomendada?
Recentemente, Jade Picon, influencer, modelo, e ex-participante do BBB 2022, mostrou em suas redes sociais que estava realizando uma prática um tanto quanto inusitada: um treino na sauna.
A influenciadora compartilha a rotina de exercícios físicos com seus seguidores a alguns anos, incentivando um estilo de vida saudável. Assim, após passar um período de férias em Los Angeles, Jade voltou para o Brasil e voltou com tudo para a rotina fitness. Mas, para otimizar o tempo, ela fez um treino na sauna e postou em seu Instagram.
No vídeo, Jade Picon contou que estava “pingando” de suor após realizar os exercícios em uma sauna. “Gente, tô pingando! Treinando na sauna hoje para otimizar o tempo, fazendo abdominal. Gente do céu!”, disse.
Mas o treino na sauna é recomendado?
De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, não existem evidências científicas que possam confirmar possíveis benefícios da atividade física quando realizadas na sauna. “Acredito que parte dos argumentos utilizados pelos defensores dessa prática são oriundos de alguns estudos científicos que atestam os benefícios da sauna”, diz.
Dessa forma, o especialista afirma que não é recomendado realizar qualquer atividade física em ambientes de sauna.
“Minha maior preocupação é o risco grave de desidratação. Uma vez que estamos aliando os efeitos do exercício com as de uma sessão de sauna. Apesar da sauna nos proporcionar alguns benefícios, nem todas as pessoas podem frequentar o ambiente por questões de saúde. Portadores de doenças cardíacas, por exemplo, devem evitar esse tipo de local. Além das mulheres grávidas”, ressalta Eduardo.
Portanto, se você, em algum momento, pensou em treinar na sauna, saiba que a prática deve estar fora de cogitação. Quando estamos em ambientes com alta temperatura, o nosso organismo é estimulado para que não haja um super aquecimento. “Com o exercício, esse desafio é ainda maior. Portanto, atentar a percepção subjetiva dos indivíduos e a frequência cardíaca pode ser bem importante. A presença de um profissional de Educação Física é fundamental”, afirma o diretor técnico da Bodytech.
O suor ajuda a emagrecer?
Existe um grande questionamento sobre o suor ajudar no processo de emagrecimento, no entanto, isso não é verdade e não deve ser usado como parâmetro.
Leia mais em: Suar emagrece? Entenda se o suor ajuda a perder calorias
“A perda de peso trata-se de um processo bastante complexo que envolve alterações fisiológicas, psicológicas, genéticas e comportamentais (alimentação e dieta). E o efeito da sauna é a perda temporária de peso, mas a reidratação leva o seu peso para níveis anteriores. Qualquer prática de exercício pode ajudar no emagrecimento, desde que acompanhado de uma boa alimentação. Isso não significa dizer que praticar exercícios na sauna poderia gerar um efeito superior em relação ao emagrecimento, quando comparado aos realizados em outro ambiente”, finaliza Eduardo.
Fonte: Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.