Treino drop-set: Saiba como utilizar esse método

Bem-estar Movimento
04 de Setembro, 2020
Treino drop-set: Saiba como utilizar esse método

Se você busca a hipertrofia muscular (aumento da massa magra) provavelmente conhece os diversos tipos de métodos de treinamento, incluindo o treino drop-set. O treino drop-set é um sistema de treinamento avançado em que se leva o músculo ao limite com um conjunto de repetições, sem descanso. 

Dessa maneira, o exercício se inicia com uma carga alta e um número maior de repetições. No entanto, ao atingir a fadiga máxima o peso é diminuído em 20 a 30%. Por exemplo, se sua série for de 10 repetições com 10 quilos, você irá realizá-la normalmente e, depois de terminar, diminuirá o peso para 7 ou 8 quilos e fará mais uma série com quantas repetições aguentar.

Sendo assim, o treino drop-set leva os músculos ao limite em um curto período de tempo, o que contribui para o aumento de massa muscular. Além disso, gera um grande gasto calórico e pode ajudar a perder peso. 

Leia também: Recomposição corporal: Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo

Como realizar

Para realizar o método drop-set é fundamental ter um profissional de educação física por perto, para que os movimentos sejam executados da forma correta. Além disso, essa técnica promove o ganho muscular por meio da fadiga, por isso, a recuperação não pode ser deixada de lado. Pensando nisso, tenha uma semana de descanso entre os treinos. 

Leia também: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?

Como já dito, durante o drop-set o peso é diminuído em 20% a 30% da carga anterior. Portanto, você iniciar o supino com 20kg, após a fadiga, irá reduzir o peso para 15 kg e assim sucessivamente. A quantidade do peso que será diminuída depende de quantas séries serão feitas. 

Para garantir a segurança, você pode optar por começar usando o método em exercícios isolados, que trabalham apenas um grupo muscular.

Leia também: Cronologia: O que acontece com o corpo quando você começa a treinar

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais