Treinar menstruada faz mal? Dicas e cuidados

Bem-estar Movimento
15 de Março, 2022
Treinar menstruada faz mal? Dicas e cuidados

Fala sério, quando estamos naqueles dias, nada melhor do que passar o dia deitada assistindo série, não é mesmo? Mas também surge o dilema entre as mulheres que gostariam de praticar exercícios: pode treinar menstruada? 

Durante o período menstrual há uma oscilação hormonal que provoca uma série de incômodos. Por isso, é normal sentir indisposição, dores, inchaço e fraqueza. Assim, esses sintomas ocorrem por conta dos baixos níveis de estrógeno no corpo – hormônio relacionado a disposição e sono. 

Mas a boa notícia é que existem boas razões para você treinar menstruada. Portanto, não deixe os exercícios físicos de lado!

Leia também: Primeira menstruação: e agora, o que fazer?

Treinar menstruada melhora o humor

De fato, as atividades físicas são essenciais para a nossa saúde física e mental. No período menstrual, treinar ajuda a melhorar o humor e reduzir a irritação. Isso porque os exercícios liberam endorfina e serotonina, os famosos hormônios do bem-estar. 

Treinar menstruada diminui o inchaço

O inchaço é um dos efeitos colaterais da menstruação mais comuns, mas treinar pode ajudar a reduzi-lo. Pois por conta de algumas substâncias liberadas durante os exercícios físicos, como progesterona e aldosterona, o excesso de líquido que provoca inchaço é eliminado.

Reduz as cólicas

Uma das maiores dúvidas em relação a treinar menstruada é se as cólicas podem piorar. Pelo contrário, fazer exercícios estimula a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea nos músculos e alivia as contrações do útero, ou seja, as cólicas menstruais.

Cuidados

Apesar de praticar exercícios durante o período menstrual ser uma boa ideia, é necessário ter alguns cuidados extras para não ter incômodos durante o treino. 

Em primeiro lugar, sempre tenha uma necessaire com itens de higiene pessoal e medicamentos para cólica.

Além disso, evite fazer exercícios muito intensos, porque eles podem desregular os níveis hormonais e reduzir, ou até mesmo suspender, o fluxo. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor