Treinar em casa: Será que é preciso usar tênis?

Bem-estar Movimento
30 de Março, 2020
Treinar em casa: Será que é preciso usar tênis?

Se você é novato na arte de treinar em casa, já deve ter se perguntado se é necessário se vestir como se fosse para a academia. E mais, outra dúvida constante que aparece é a necessidade de usar tênis para praticar os exercícios. Afinal, a tentação de se exercitar de pijamas e sem sapatos é grande.

Mas, segundo especialistas, se você deve treinar em casa com ou sem tênis é um verdadeiro “depende”. Ou seja, a necessidade varia de acordo com o exercício que você está realizando e da experiência que você tem.

Com ou sem tênis: eis a questão

Yoga e pilates por exemplo, são geralmente realizados sem sapatos, embora meias aderentes sejam comumente usadas em estúdios. 

Leia também: O que acontece com o corpo quando você não se exercita

Mas, quando o assunto é exercícios de alta intensidade, se você for novo no treinamento sem sapatos, comece devagar – realizando apenas algumas partes de cada treino com os pés descalços ou com meia, para deixar corpo se ajustar. Nesse sentido, tênis são necessários para proteção e conforto enquanto se move. Mas, eles também fazem muito do trabalho de estabilização que, de outra forma, pode ser feito pelos músculos dos pés.

Pode parecer estranho, mas os músculos dos pés provavelmente se enfraquecem ao usar tênis o dia todo. Por outro lado, pés mais fortes podem ajudar a reduzir o risco de lesões, além de aumentar o desempenho nos treinos.

Leia mais em: Workout: Disponibilizamos o app de exercícios para empresas que adotarem home office

Para todos os exercícios quando for treinar em casa, você deve observar a superfície em que está executando os movimentos. Pois, pode não ser um ajuste seguro para o treinamento estar descalço. Por exemplo, se você suar muito em exercícios aeróbicos, usar tênis pode ajudar a evitar lesões.

Portanto, se você estiver interessado em abandonar os tênis enquanto malha em casa, lembre-se de colocar essa mudança em sua rotina muito lentamente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra