Voltar a treinar depois do carnaval: dicas que podem te ajudar
O carnaval é um dos feriados onde a maioria das pessoas deixam de lado a rotina saudável. Afinal, essa época costuma ser marcada por muita folia e curtição. Mas voltar a treinar depois do carnaval e recuperar o corpo nem sempre é uma tarefa fácil.
Isso porque, se você exagerou no álcool e nos alimentos gordurosos, pode ser que tenha ganhado quilos a mais. Além disso, pela falta de movimento, o corpo acaba perdendo força, resistência e flexibilidade. Com a rotina quebrada, torna-se ainda mais difícil voltar a treinar depois do carnaval.
Leia também: Pular carnaval gasta quantas calorias? Saiba mais
Mas a boa notícia é que com algumas dicas você pode voltar a sua rotina fitness rapidamente. Confira abaixo:
Treinar depois do carnaval: hidrate-se
Durante o carnaval é comum as pessoas consumirem muitas bebidas alcoólicas. No entanto, por ser diurético, o álcool traz consequências como a desidratação.
Por isso, é fundamental reforçar a hidratação após o período de festas. Estar hidratado ajuda no funcionamento correto do metabolismo, entre muitos outros benefícios. Opte por beber não só água, como também sucos naturais e água de coco.
Faça refeições leves
Outro fator importante para voltar a treinar depois do carnaval é cuidar da alimentação. Na folia, muitos comem alimentos super gordurosos e até mesmo esquecem de fazer as refeições necessárias.
Portanto, faça refeições leves nos próximos dias e evite alimentos que fazem o corpo reter líquido, como os ricos em sal. Invista em verduras e frutas que apresentem maior teor de água, como abacaxi, melão e melancia.
Aqueça
O aquecimento é essencial antes de qualquer atividade física, assim como o alongamento. Pois ele prepara o corpo para retomar aos exercícios, sem sentir desconforto.
Não exagere no treino
Uma dica importante é voltar a treinar com cautela para evitar lesões e dores musculares. O nosso corpo precisa recuperar a resistência, força e flexibilidade que ficam comprometidas no período de festas.
A pausa entre os exercícios, nem que seja por quatro dias, diminui significativamente a força. Desse modo, comece devagar, com exercícios leves e focados em recuperar a intensidade. Não utilize cargas muito pesadas e fique atento a qualquer sinal de mal estar.