Treinar de moletom emagrece? Veja o que dizem os especialistas

Bem-estar Movimento
05 de Julho, 2023
Treinar de moletom emagrece? Veja o que dizem os especialistas

Se você pratica atividade física, já deve ter visto pessoas usando blusas reforçadas enquanto treinam. Além se de proteger contra o frio, o objetivo dessas pessoas também pode ser perder peso, já que acredita-se que treinar de moletom pode potencializar a queima de gordura. Contudo, segundo a especialista ouvida pela Vitat, essa não é a melhor estratégia para emagrecer. Confira a seguir! 

Treinar de moletom emagrece? 

O costume de usar casacos durante o treino é uma prática cada vez mais comum nas academias ou até mesmo nas ruas, para atividades ao ar livre. Porém, a perda de peso vai muito além do uso de roupas mais reforçadas. Segundo a educadora física da Vitat, Bianca Pichirilli, o emagrecimento está atrelado a diminuição do percentual de gordura corporal, logo treinar com moletom não emagrece. 

Dessa forma, a única maneira de diminuir essa gordura é estar em déficit calórico. O que acontece é que quando elevamos a temperatura corpórea, o nosso corpo começa a suar, como mecanismo de defesa, na tentativa de regular a temperatura em torno de 36º graus. Ou seja, eliminando suor, o organismo consegue baixar a temperatura.

Então, na prática, treinar com moletom irá fazer apenas você suar mais e desidratar. “O que pode fazer você ver um número menor na balança depois do treino, mas não tem absolutamente nada a ver com emagrecimento”, ressalta Bianca. 

Além disso, na tentativa de eliminar alguns quilinhos, a prática pode levar ainda a desidratação, desconforto ao realizar os movimentos, fatores que atrapalham o desempenho dos treinos.

Dicas para treinar no frio

Durante as estações mais frias do ano — outono e inverno –, você deve se agasalhar para o treino, sobretudo nos trajetos até o local do treino. Porém, respeitar as ações fisiológicas do seu corpo é a melhor estratégia. “Se começar suar, pode ir dispensando os casados. E se estiver tremendo se mantenha com os agasalhos”, recomenda a educadora física da Vitat.

A seguir, confira outras dicas para melhorar o seu desempenho treinando no frio:

  • Faça aquecimento antes de começar a atividade física;
  • Evite treinar ao ar livre em condições climáticas muito severas;
  • Estabeleça metas;
  • Escolha o melhor horário dentro da sua rotina;

Veja também: O que comer no frio para emagrecer

Fonte: Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra