6 passos para pegar gosto em treinar de manhã
O despertador toca, mas você opta pelo modo ‘soneca’ repetidas vezes. Quando se dá conta, já é a hora de sair para trabalhar, levar as crianças na escola e tocar o dia. Quando, então, reservar tempo para a atividade física? De noite? Nem pensar, o cansaço já está à porta. A alternativa que resta é priorizar a saúde logo no primeiro horário do dia. Mas é claro que essa missão também envolve desafios. Veja 6 passos valiosos para pegar gosto em treinar de manhã.
Veja também: Mudança de hábito: a chave para ter uma vida mais saudável
6 passos para acordar cedo treinar de manhã
Treinar pela manhã é um modo mais garantido de se exercitar sem interrupções ou contratempos. Isso é, geralmente, nas primeiras horas do dia, o trabalho ou os demais compromissos não oneram o nosso tempo. Para começar o dia priorizando a sua saúde, confira dicas essenciais para acordar cedo e colocar o corpo para se movimentar!
1. Facilite a organização
Se acordar cedo parece desafiador, que tal facilitar as coisas para o seu ‘eu do futuro’? Isso pode envolver deixar a roupa do treino prontinha, o que dispensa a necessidade de escolha, além de outras atividades, como preparar os itens de higiene pessoal e adiantar o café da manhã – se for o caso. Assim, quando você acordar no dia seguinte, não precisará pensar muito sobre o que fazer, estará tudo pronto!
2. Dispense a ‘função soneca’
A função soneca pode ser um escape para adiar a hora de se levantar. Mas a verdade é que essa funcionalidade pode prejudicar o despertar natural, bagunçando o ciclo circadiano. Além disso, a interrupção do sono e retorno, limita o sono REM, aquele que é responsável pela regeneração do corpo.
Fora tudo isso, usar a função soneca constantemente também pode causar sonolência e cansaço ao longo do dia. Ou seja, tudo que não queremos antes de começar a se exercitar. Então, da próxima vez que o despertador tocar, cancele a opção soneca e comece o dia.
3. Se exponha ao sol ou luz interna
Se você se sente lento ao acordar, um método simples pode ajudar: se expor a luz solar ou interna. Essa técnica ajuda a diminuir a produção da melatonina – o hormônio do sono -, facilitando o despertar natural do corpo. Por isso, logo ao acordar, procure uma fonte de luz que possa ajudá-lo a se sentir mais desperto e atento.
4. Para treinar de manhã, durma o suficiente
Se o cansaço é constante na sua rotina, acordar mais cedo e ir treinar será ainda uma missão ainda mais desafiadora. Para pegar o gosto de realizar atividades matinais (sem sofrimento), você precisa estar devidamente descansado. Para os especialistas em saúde, isso significa dormir entre 7 e 8 horas por noite, de acordo com a Associação Brasileira do Sono.
Lembre-se, o sono é parte essencial da saúde, portanto, deve ter um espaço reservado na sua rotina, tanto quanto a atividade física.
5. Recompensa
A implementação de um novo hábito pode e deve envolver recompensas. Quando acrescentamos elementos gratificantes à jornada de acordar cedo, associamos esse comportamento a um hábito positivo, o que ajuda o cérebro a entender o comportamento como algo bom e fácil de ser reproduzido outras vezes. Assim, as recompensas podem envolver uma roupa nova de treino, escutar uma música que goste ou até comprar um acessório novo pessoal. Seja criativo e recompense as pequenas conquistas!
6. Para treinar de manhã, tenha paciência
Criar um novo hábito não é algo que acontece da noite para o dia. Na verdade, essa missão exige paciência e constância. Para identificar quando tempo leva para criar o hábito de ir à academia, por exemplo, uma pesquisa da Universidade de Chicago acompanhou mais de 30 mil frequentadores de academia por 4 anos. Os cientistas constataram que, em média, as pessoas levam 6 meses para fixar o hábito de treinar. Esse período pode ser um bom indicador para se ter uma média. Mas é claro, cada pessoa tem processos e prazos individuais. O que significa que o seu processo tanto pode ser mais rápido, ou levar um pouquinho mais de tempo.
Mas vale lembrar que apenas o começo é mais penoso. Depois, seu corpo se habitua à nova rotina, tornando as coisas mais fáceis e automáticas. Por isso, seja paciente e permaneça constante, mesmo que existam eventuais falhas no processo. O importante é se manter firme na atividade física!