Treinar com peso livre: conheça as vantagens

Bem-estar Movimento
10 de Fevereiro, 2023
Treinar com peso livre: conheça as vantagens

Nem todo mundo gosta – ou tem tempo – de ir para a academia.  Por isso, treinar com peso livre pode ser uma ótima opção, tanto para iniciantes quanto para avançados que gostam de se exercitar em casa.

Os treinos com peso livre ganharam mais adeptos, principalmente, após a comprovação científica de seus benefícios. Entre eles podemos citar ganho de massa muscular, emagrecimento e aumento da resistência e condicionamento físico.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita pelo American College of Sports Medicine (ACSM), esse tipo de treino é uma das principais tendências fitness em 2023

Benefícios de treinar com peso livre

O treino com peso livre demanda mais energia de quem pratica. Isso porque não há ajuda das máquinas para estabilizar o corpo, por exemplo, enquanto um grupo muscular específico é trabalhado. 

“Os pesos livres ativam mais fibras musculares na hora dos exercícios, principalmente os do core, que são os responsáveis pela sustentação do corpo”, afirma Bruno Silva, fisiologista da Smart Fit. O resultado é que a maior parte dos músculos do corpo é ativada em um único exercício.

Mas apesar de os ganhos serem maiores, também existem riscos. Como não há o auxílio das máquinas para manter a postura, é fundamental o acompanhamento e a orientação de um profissional de educação física. “Não exagerar nas cargas e ter atenção ao início e fim dos movimentos são os principais cuidados para evitar lesões como estiramentos, dores musculares tardias e cãibras”, afirma Bruno Silva.

Leia também: Pegar peso não é o único fator para ganhar massa muscular. Saiba mais

Como começar?

Dessa maneira, uma boa tática para quem deseja treinar com pesos livres é começar com os exercícios monoarticulares, que movimentam apenas uma articulação e que são de mais fácil execução. Outro ponto importante é ajustar a carga aos poucos, sempre de maneira condizente com a capacidade física de cada um. Por proporcionarem carga durante a realização dos exercícios, acessórios como halteres e barras, auxiliam na intensidade do treino.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro