Treinar com peso livre: conheça as vantagens

Bem-estar Movimento
10 de Fevereiro, 2023
Treinar com peso livre: conheça as vantagens

Nem todo mundo gosta – ou tem tempo – de ir para a academia.  Por isso, treinar com peso livre pode ser uma ótima opção, tanto para iniciantes quanto para avançados que gostam de se exercitar em casa.

Os treinos com peso livre ganharam mais adeptos, principalmente, após a comprovação científica de seus benefícios. Entre eles podemos citar ganho de massa muscular, emagrecimento e aumento da resistência e condicionamento físico.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita pelo American College of Sports Medicine (ACSM), esse tipo de treino é uma das principais tendências fitness em 2023

Benefícios de treinar com peso livre

O treino com peso livre demanda mais energia de quem pratica. Isso porque não há ajuda das máquinas para estabilizar o corpo, por exemplo, enquanto um grupo muscular específico é trabalhado. 

“Os pesos livres ativam mais fibras musculares na hora dos exercícios, principalmente os do core, que são os responsáveis pela sustentação do corpo”, afirma Bruno Silva, fisiologista da Smart Fit. O resultado é que a maior parte dos músculos do corpo é ativada em um único exercício.

Mas apesar de os ganhos serem maiores, também existem riscos. Como não há o auxílio das máquinas para manter a postura, é fundamental o acompanhamento e a orientação de um profissional de educação física. “Não exagerar nas cargas e ter atenção ao início e fim dos movimentos são os principais cuidados para evitar lesões como estiramentos, dores musculares tardias e cãibras”, afirma Bruno Silva.

Leia também: Pegar peso não é o único fator para ganhar massa muscular. Saiba mais

Como começar?

Dessa maneira, uma boa tática para quem deseja treinar com pesos livres é começar com os exercícios monoarticulares, que movimentam apenas uma articulação e que são de mais fácil execução. Outro ponto importante é ajustar a carga aos poucos, sempre de maneira condizente com a capacidade física de cada um. Por proporcionarem carga durante a realização dos exercícios, acessórios como halteres e barras, auxiliam na intensidade do treino.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente