Treinar à noite faz mal? Atrapalha o sono? Saiba mais

Bem-estar Sono
30 de Março, 2021
Treinar à noite faz mal? Atrapalha o sono? Saiba mais

Muitas pessoas preferem treinar à noite por conta da rotina agitada durante o dia, ou simplesmente por gostarem. Pois, para alguns, é quase uma missão impossível acordar cedo e ir treinar, pois só sentem disposição no fim do dia. No entanto, você sabe quais são os prós e contras do treino noturno?

O assunto é polêmico e divide opiniões. Em primeiro lugar, a prática dos exercícios físicos é importante tanto para a saúde física quanto mental. Isso porque previne diversas doenças e melhora o bem-estar em geral.

Benefícios de treinar à noite

Você não precisa se preparar para o trabalho depois

Não é necessário se preocupar em tomar banho correndo e se arrumar depois de se exercitar. Você pode voltar para casa com suas roupas de ginástica, sem se preocupar em arrumar a mochila com todos os produtos de higiene e roupas necessárias para o dia. 

Pode ajudá-lo a descomprimir

Malhar após o trabalho pode ser uma ótima maneira de desestressar, principalmente após um longo dia cansativo. Pilates ou yoga também podem ser relaxantes, e ainda dão um bom treino de cardio, além de alongar.

Você pode dormir mais

Para quem dispensa acordar mais cedo para ir à academia, ao fazer um treino noturno seu despertador tocará mais tarde e você aproveitará mais ainda seu sono.

Portanto, apenas você pode decidir se exercícios noturnos ou matinais são adequados para você. O mais importante é se exercitar, nem que seja meia hora por dia.

Leia também: Razões para incluir exercícios de alta intensidade no treino

Desvantagens

Claro que o melhor horário para realizar uma atividade física é aquele que se encaixa com mais facilidade na sua agenda e rotina. Mas, se você deseja treinar à noite, o recomendado é realizar os exercícios pelo menos 4 horas antes de dormir. 

Segundo diversos estudos, exercícios moderados contribuem para o sono. No entanto, fazer algo mais intenso, como o treino HIIT menos de uma hora antes da hora de dormir pode  não ser uma boa ideia. Isso porque afeta negativamente a eficiência do sono e faz com que você acorde mais vezes durante a noite. 

Portanto, opte por realizar atividades menos intensas. Como yoga, por exemplo.

Mais difícil de construir consistência

Segundo um estudo publicado no periódico The Obesity Society, pessoas que se exercitam pela manhã têm mais probabilidade de se manter consistente. Além disso,

Uma análise feita pela Escola de Medicina da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriu que o exercício matinal pode ser mais eficaz para a perda de peso em comparação ao treino pelo tarde ou noite.

Os pesquisadores chegaram a uma conclusão depois de examinarem 375 adultos que mantiveram sucesso com a perda de peso a longo prazo se exercitam todos os dias. Foi estudado quando os voluntários realizaram os exercícios e com que frequência. Logo após de analisar os dados, os cientistas descobriram que a maioria dessas pessoas se exercitava antes do meio dia. 

No entanto, se você prefere treinar à noite, busque construir consistência programando o seu treino todos os dias da maneira correta.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia