Travesseiro da beleza funciona? Especialista opina sobre eficácia
Quando o assunto é prevenir ou amenizar as marcas do envelhecimento, não faltam recursos. Um deles é o travesseiro da beleza, que promete reduzir as rugas causadas durante o sono, devido ao atrito e à posição que dormimos.
Diferentemente dos travesseiros convencionais, o da beleza possui um design pensado para acomodar melhor a coluna cervical. Além disso, algumas marcas oferecem a textura de função massageadora na parte central, com tecido de cetim ou outro que minimizam a fricção da pele contra o travesseiro.
Enfim, existem diversas opções com a finalidade de entregar um rosto mais descansado, jovial e com menos rugas. Afinal, será que um único travesseiro é capaz de proporcionar todos esses benefícios à pele?
Veja também: É mesmo necessário aplicar protetor térmico nos cabelos?
Travesseiro da beleza pode ser útil, mas não faz milagre sozinho
“Embora o travesseiro tenha sido idealizado por um cirurgião plástico, que conhece a anatomia da pele e o processo de envelhecimento, não é possível contar somente com ele”, opina Lara Yugar, dermatologista da Skin Science Institute.
De acordo com a especialista, o acessório pode, sim, atenuar as rugas provocadas pelo atrito com o travesseiro e pela posição ao dormir. “No entanto, ele não trata a base do problema, que é a qualidade da pele. Principalmente quando falamos de elasticidade e firmeza, que se perdem naturalmente com o envelhecimento. Com o tempo, é comum surgirem ruguinhas estáticas que podem piorar com o sono e não afetam apenas o rosto, mas também a região do colo”, explica a dermatologista.
Porém, para quem deseja prevenir o aparecimento de vincos na pele de maneira precoce, o travesseiro pode ser um bom recurso.
“Contudo, a melhor maneira de melhorar as rugas e o aspecto da pele é por meio de tratamentos variados. Por exemplo, aplicação de colágeno, ultraformer para o rosto, radiofrequência, toxina botulínica para corrigir linhas de expressão, entre outros”, cita Lara.
Outros cuidados que fazem a diferença para a pele
Apesar da democratização dos tratamentos dermatológicos, muitas pessoas ainda não podem bancar um skincare desse tipo. Todavia, isso não significa que a atenção com a pele sempre custa caro.
Para mantê-la bonita e saudável, o segredo está nos seus hábitos, algo que pode até adiar tratamentos mais complexos. Veja as dicas da expert:
Invista na qualidade do sono: ou seja, não adianta nada contar com inúmeras inovações se você não dorme bem. Descansar entre seis e oito horas reflete muito na saúde da pele.
Siga uma rotina de cuidados simples: ter um item de limpeza (gel, sabonete, cleanser etc) específico para seu tipo de pele, sem ingredientes muito abrasivos, é essencial para deixá-la livre de impurezas. “Essa etapa remove resíduos do dia a dia, como a própria maquiagem e produtos aplicados anteriormente”, comenta. Por fim, aplique protetor solar com um creme antirrugas e antioxidante. À noite, higienize novamente a pele e passe o mesmo produto hidratante ou com vitamina E.
Foco nos olhos: se possível, tenha um creme somente para a área dos olhos, que é mais sensível e requer mais poder de hidratação para evitar linhas finas. Geralmente, esse tipo de cosmético é mais indicado para o uso noturno, mas existem opções que podem ser usadas ao longo do dia.
Beba água: é a regra número 1 de qualquer skincare básico. Sem água, nossa pele fica ressecada e mais suscetível ao envelhecimento. E lembre-se de que a alimentação saudável precisa caminhar com o hábito de se hidratar. Evitar o álcool e apostar em um cardápio rico em frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras farão toda a diferença para a pele.
Fonte: Lara Yugar, dermatologista da Skin Science Institute, clínica do Grupo Giovana Moraes | CRM 191.783.