Tratamento contra câncer de Simony chega ao fim
Simony comemorou o fim do tratamento contra o câncer. A cantora foi diagnosticada com a doença no intestino em agosto e passou por sessões de quimioterapia, que chegaram ao fim em outubro. Desde então, ela incentiva os seguidores a fazerem exames preventivos.
Ao descobrir a doença, Simony desabafou nas redes sociais. “Por conta de uma íngua, eu fui fazer os exames que são importantíssimos. Fiz a colonoscopia que eu nem sabia que a gente tinha que fazer a partir dos 45 anos… Frisa bem isso: colonoscopia. Você precisa fazer esse exame, ele precisa estar no seu check-up todos os anos. Por esse exame, eu descobri um câncer”, falou na ocasião.
Tratamento contra o câncer de Simony: quimioterapia
Basicamente, a quimioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza medicamentos para combater o câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esses medicamentos se misturam com o sangue e vão destruindo as células que formam o tumor. Além disso, ajuda a evitar que o câncer se espalhe.
No entanto, os medicamentos quimioterápicos também são utilizados para tratar doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide.
Afinal, como é feita a quimioterapia?
O tratamento é feito em ciclos, com aplicações que podem ser diárias, semanais ou mensais. Em geral, um ciclo de quimioterapia dura algumas semanas e depois há um período de descanso, para que o corpo possa se recuperar.
Os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia variam de acordo com os medicamentos utilizados, as doses e o organismo de cada paciente. Contudo, alguns efeitos são bastante comuns e já esperados, como náuseas e vômitos, queda de cabelo – como ocorreu no tratamento contra o câncer de Simony – infecções, alterações na pele e nas unhas, cansaço e fadiga.
Referência: Inca e Hospital Albert Einstein