Transtorno de sintomas somáticos: O que é e tratamento

Bem-estar Movimento
28 de Outubro, 2020
Transtorno de sintomas somáticos: O que é e tratamento

O transtorno de sintomas somáticos é uma condição na qual o paciente se sente extremamente preocupada com sua saúde, tendo pensamentos e sentimentos excessivos relacionados a sintomas físicos. 

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), o distúrbio de sintomas somáticos é considerado um tipo de doença mental.

Desse modo, uma pessoa com esse tipo de transtorno pode relatar os sintomas, mas na maioria dos casos não tem relação com nenhuma doença. Mesmo que haja uma causa médica, o indivíduo tende a se preocupar excessivamente. Por conseguinte, a angústia gerada faz o paciente visitar diversos profissionais da saúde e realizar procedimentos desnecessários.

Causas do Transtorno de sintomas somáticos

A causa exata do transtorno de sintomas somáticos ainda não foi descoberta. Contudo, existem fatores que podem contribuir para o surgimento da doença:

  • Abuso sexual, emocional ou físico na infância;
  • Negligência de infância;
  • Estilo de vida caótico;
  • Estressores psicossociais;
  • Fatores genéticos.

Leia também: Transtorno desafiador de oposição (TOD): O que é e como tratar

Sintomas

Os principais sintomas do distúrbio de sintomas somáticos consistem na ansiedade excessiva e sentimentos negativos em relação a sintomas físicos. Outros sintomas associados ao transtorno incluem:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Tensão muscular, rigidez e cãibras;
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Fadiga.

Tratamento

É imprescindível buscar ajuda médica, pois pessoas com transtorno de sintomas somático tendem a lidar com os sintomas de formas complexas, como abusar de drogas ou álcool.

Por isso, o tratamento para essa doença é essencial para controlar os sintomas. Assim sendo, a abordagem mais utilizada consiste na psicoterapia, onde o terapeuta irá descobrir os sentimentos profundos do paciente, o auxiliando a lidar melhor com a doença.

Além disso, dependendo da gravidade do caso, o paciente é encaminhado para um psiquiatra para fazer o uso contínuo de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.

Leia também: Somatização: O que é, sintomas e tratamento

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!